sexta-feira, junho 30, 2006

Copa IV - Quartas de Final, Dia 2

Acho que ninguém chegou a ver o outro post (ou ao menos ninguém deu importância para comentar), mas, mantendo a coerência, esse sábado é dia de:

“YOU CAN’T ALWAYS GET WHAT YOU WANT” X “ACORDAI”

“You Can’t Always Get What You Want” pode não ser A melhor música inglesa, mas está entre as melhores. E o título combina com a seleção inglesa, que só ganha de 1x0.
Essa música também foi responsável por uma das maiores heresias que eu já ouvi alguém proferir. De uma amiga, no meu carro: "Olha, a música da Motorola!"
E eu não conheço quase nada de música portuguesa, mas “Acordai” é ótima. Meus agradecimentos ao Sr. Couve Repolhuda, o Pedro Murilo, pela música. Aliás, agradecimentos duplos, porque eu não imaginava que poderia haver alguma música portuguesa boa, velha ou nova. Ah, e a letra de "Acordai" também é muito boa.

E de:

“CONSTRUÇÃO” X “BOLERO DE RAVEL”.

Essas, de novo dentro do que eu conheço, são as melhores músicas dos dois países.
“Cáiu na cóntrámáo adrapalhiand-o tráááááfego...”
Mas o Ravel vocês procurem por conta própria, porque meu cd, "Ravel, Bolero - Orquestra Nacional da França" (estranho, ele é razoavelmente novo, tem só 14 anos), está dando problema. E se isso é um sinal eu não sei, mas minha irmã diria que “quem fica vendo sinal nas coisas é delirante”.
...
P.S. – Pelé pode ser muy mejor que Maradona, mas o Gardel parece ser melhor que o Chico Buarque...

Copa III

Eu torci pra argentina...
...
Por que raios a Globo coloca aquela musiquinha nojenta de filme pornô durante os "melhores momentos"? Puta coisa chata...
...
Do Plínio, um sócio do clube, quando eu comentei que nunca tinha visto as ruas no caminho de casa para a FAU tão vazias em um dia de semana quanto durante o Itália X Austrália (levei 25min, empatando o tempo que demorei para chegar na segunda prova específica que fiz, em um sábado de manhã, muitos anos atrás):
"É? Bom, durante o Brasil X Japão minha mulher foi levar a empregada para o ponto de ônibus, já que nenhuma das duas liga pra futebol. Adivinha quantas pessoas tinham na rua dirigindo? Duas. Ela e um japonês. Agora adivinha o que aconteceu? Bateram!"

Copa II - Quartas de Final, Dia 1

Hoje é dia de:
DIE WALKÜRE X POR UNA CABEZA

Para mim estas são as duas melhores músicas de ambos os países (ao menos dentre as que conheço).
E também combinam com os times, com as respectivas formas de jogar... É quase uma trilha sonora.

A versão da Ária de “Die Waküre” é a do Apocalipse Now Redux (infelizmente sem os helicópteros).
A versão de “Por Uma Cabeza” é a original, gravação do Carlos Gardel, com letra. Por mais que eu goste da versão instrumental que foi usada em diversos filmes recentes (acho que é do Astor Piazzola), achei que essa, com a letra, combinava mais. E é tão boa quanto (talvez melhor, apesar da gravação ruim). Estou deixando o link para a letra também. Que por sinal é excelente.

...

Ia fazer nesse post o mesmo com uma música italiana e outra ucraniana. Mas percebi que não conheço nenhuma música ucraniana... E que de música italiana mesmo só conheço o Zuchero, já que Vivaldi, Paganini, etc, viveram muito antes da Itália ser Itália.

...

Tive a idéia de fazer esse post por causa de uma súbita vontade de ouvir Wagner nessa quinta à tarde...
...Vai saber (se bem que acho que na hora que vocês estiverem lendo isso já sabem)...
...
Pra amanhã tem mais.
P.S. Pra quem não lembra como baixar as músicas, clica em "Free", depois espera o tempo que aparece em contagem(uns 30s), e aí só digitar o código maldito e clicar no botão de download.

Copa I

A camisa atual é mais legal. E o laranja é mais forte.


Domingo fui ver Portugal X Holanda em meio a um reduto de portugueses. Evidentemente vestido com a camisa laranja acima (claro, para me contrariar a Holanda jogou de branco).
Mas se eu em algum momento torci por algum lado foi para Portugal, e o pessoal era português-paraguaio, ou seja, não sofri nenhuma hostilidade (alguém podia ter virado para mim e feito a careta do Felipão aí na foto de baixo).


Essa foto eu peguei do site da Fifa. Parabéns pro fotógrafo, hahaha.

O lado ruim foi a imagem fantasmagórica da televisão (que tinha bom-bril nas antenas), com jogadores dobrados e números ininteligíveis. O que não atrapalhou a diversão, afinal o jogo foi dos melhores em muito tempo (não pelo futebol em si, mas pela disputa), provavelmente o melhor da Copa (as eliminações da Holanda costumam ser os melhores jogos das copas).


...


Assisti o Portugal X Holanda com a camisa da seleção da Holanda, e a Holanda perdeu. Segunda-Feira eu passei o dia com uma camiseta com a bandeira suíça (com a cruz branca formada por pequenas vacas). E a Suíça perdeu. Espero que seja só coincidência...


...

Os uniformes dessa Copa se dividem em uma grande maioria de Pumas e adidas, uma meia-dúzia de Nikes, 2 Umbros (Inglaterra e Suécia), 2 Lottos (Ucrânia e Sérvia) e 1 Marathon (Equador).
Os mais legais são, como sempre, os da Inglaterra, da Espanha e da Itália. Depois vêm os da Alemanha, da Argentina, de Portugal, e da Holanda.
Mas, como sempre, os preços são fora de alcance...


...


E tem uma certa viadagem na escolha dos uniformes para cada jogo. Antigamente os uniformes reservas eram usados para não confundir... Hj se usa uniforme reserva até em situações que nem um daltônico nó cego como eu confundiria. Além do já citado “clássico dos tamancos”, outros jogos forma meio absurdos. Alemanha e Suécia jogaram com os uniformes principais, sem ninguém precisar colocar o uniforme reserva. Já a Inglaterra, quando jogou com a Suécia, precisou usar o uniforme reserva. O uniforme inglês e o Alemão são bastante similares, sendo a única diferença de cor, tênue (tem bastante diferença nos detalhes), no calção. O alemão é preto e o inglês é azul muito escuro.
Mas a viadagem-mor foi no Espanha X França, em que a França precisou jogar de branco (claro, afinal a camisa azul da França confunde muito com a camisa vermelha da Espanha, o calção branco da França confunde com o calção azul da Espanha, e a meia vermelha francesa definitivamente confunde com a meia azul espanhola)...


...


Jogo em que a Espanha fez o que faz de melhor. Perder da França. Eu não sei por que eu ainda insisto em torcer...

...


Falando em torcer, é insuportável o quanto a Globo torce para as seleções africanas. E o quanto torce contra a Itália. Assistindo Itália e Ghana, tive a nítida senção de que o juiz deu uma mãozinha para Ghana, senão o jogo teria acabado pelos menos 4x1 para a Itália. Os comentaristas globais insistiam em dizer que o juiz ajudou a Itália, e que o placar justo seria 2x2, ou até a vitória de Ghana...
...E para mim o australiano fez pênalti.


...


Mãozinha de juiz também teve no Alemanha X Suécia e no Brasil X Ghana. Não que fosse fazer alguma diferença no resultado, mas como 3 das últimas 4 copas pareceram meio armadas, é de se suspeitar...


...


E, por fim, acho incrível como nenhum jornalista brasileiro teve a presença de espírito de chamar o Ronaldo de Fat-nômeno.
Viva a habilidade com as palavras daqueles que escrevem...

sexta-feira, junho 23, 2006

23 de Junho

Stress, stress, maldito stress...

quinta-feira, junho 22, 2006

Agora percebo que, pelo visto, além da Varig e do recorde do Gerd Müller, uma terceira coisa foi para o espaço nessa semana. Mais especificamente na segunda-feira. Só que, assim como a Varig, essa coisa, apesar de já morta (também assim como a Varig essa coisa já vinha moribunda há tempos), vai demorar para ser enterrada.
Mas tudo bem, afinal o fim de uma coisa normalmente significa o início de outra. Ou ao menos o acontecimento de outra.

22 de Junho

Hoje o recorde do Gerd Müller, ao qual me referi uns 5 posts atrás, subiu na plataforma de lançamento, e está prestes a ir para o espaço.
...
Já a Varig, por sua vez, já foi para o espaço. Desde anteontem. A direção da companhia nega, os funcionários negam, o juizado nega e a imprensa finge que não vê, mas todos já vemos a estrela azul entrando em órbita. É questão de dias. Porque morta já está, só falta deitar.
Ao menos eu consegui aproveitar a passagem para o Chile, no início desse ano...
...Voando em um avião que perdeu o trem de pouso (e fez um buraco na fuselagem) há 3 dias pousando em Brasília.
...
Répi Bãrtidei prima!

"Vocês acabaram com esse prédio, acabaram com essa cidade, acabaram até com nosso inverno!"

Agora há pouco meu pai, que estava "organizando" um armário de velhas coisas, fez questão de me mostrar o convite da formatura de "ginásio" dele (1955), para que eu visse os nomes, ou melhor, os sobrenomes dos colegas dele:
Mais ou menos a metade era de sobrenomes italianos;
Em seguida, mais ou menos na mesma proporção nomes japones, portugueses e eslavos, sendo que os nomes eslavos pareciam ser aparentemente do sul: tchecos, croatas, sérvios, húngaros, etc... Mas segundo meu pai "tinha muito russo e gente do Báltico".
E em proporção menor, nomes espanhóis, árabes e alemães (parte dos quais presumo que fosse dos tais descendentes dos países báticos).
E essa divisão é bastante coerente com os amigos mais próximos que meu pai tinha: dois italianos, um deles de sobrenome Buosi, o outro não lembro; e um "iugoslavo", de sobrenome Vranjac.
Ah, esqueci de dizer, era colégio público, claro.

...


Comparando esses nomes com os dos meus colegas de 2º grau a diferença não é assim tão grande (mais árabes, mais alemães, menos eslavos), mas comparando com meus colegas de colegial e agora, com os colegas de pré-escola da minha sobrinha, a coisa fica triste...
...E eu acabo me sentindo como o velho turco do "Sábado" (filme do Ugo Giorgetti, o melhor e mais politicamente incorreto de todos os filmes nacionais), que proferiu a frase que serve de título para esse post.

quarta-feira, junho 21, 2006

Parabéns Doce. A minha inveja só não é maior que a minha admiração.

domingo, junho 11, 2006

Porta do Carro Arrombada

A rachadura que restou do lado de fora da porta (já depois de recolocada no lugar).

A "articulação" (sabem clips dobrados?).


Mais da articulação.


(Post refeito, para a colocação das fotos)

Arrombaram a porta do motorista do meu carro na madrugada de quinta para sexta (da semana passada, de 01/06 para 02/06). Dentro da garagem da minha tia (é uma garagem aberta, não um protótipo medonho de fortaleza georgiana). Minha mãe veio me acordar para me comunicar o acontecido:
- Lu?
- Éééénnn Hmmm...
- Tinha alguma coisa de valor dentro do teu carro?
- Éeennn... Tinha meu óculos escuro velho e amassado (um Ray Ban velho e detonado que é o “óculos do carro”), minhas luvas, meu guia e uma mapa de estradas de São Paulo... Péra... (acordando) Porque “tinha”? Roubaram meu carro?
-Não, o carro está lá... Mas arrombaram as portas, estão abertas. Ou melhor, estão “mal-fechadas” (essa história virou referência aqui em casa pelo uso correto do português). As luvas e o guia estão lá, os óculos eu não reparei.
-Diabos, acho que é a terceira ou quarta vez que abrem esse carro... Mas dentro da garagem foi a primeira... Se roubaram aqueles óculos tudo bem, paciência. Eles já tinham cruzado o cabo da boa esperança mesmo...
- Onde estão as chaves? Em cima da TV?
- Em cima da TV.
E voltei a dormir em seguida. Alguns minutos depois e minha mãe me acorda de novo, morrendo de medo de que eu brigasse com ela por estar me acordando de novo:
- Lu?
- Ééénnn... Quiééeee?
- Eu tenho uma notícia ruim pra você...
- Levaram os óculos?
- Não, os óculos tão lá, pior...
- Vai, fala logo...
- Tem um vão de 20cm na parte de cima da porta do motorista. O que eu faço? Coloco um plástico lá pra fechar.
- (Já irritado). Não, não põe nada. Deixa do jeito que tá que eu já vou ver!
-Mas se chover vai molhar.
- Não vai chover. Não mexe. Deixa a porcaria do jeito que ta que já vou ver! P.Q.P., era só que me faltava (pensando alto)...
Tentei voltar a dormir, mas foi impossível. O sangue já tinha subido. Não quis descer e ver o carro direto. Fui tomar um banho (que acabou sendo bem longo) pra pôr a cabeça no lugar. E depois desci pra ver o carro.
Apesar de eu ter duvidado, a descrição estava perfeita. Tinha um vão de 20cm na quina superior central da minha porta. Por ali o meliante havia posto a mão e puxado a porta para trás, entortando a moldura do vidro. E havia também uma pequena rachadura na pintura, causada pelo amassado.Abaixei o vidro e imediatamente recoloquei a moldura no lugar (me faltou presença de espírito de fotografar o estado primeiro).
O resultado da brincadeira é que a porta ganhou uma articulação na coluna central. O que me reconforta muito...
Essa já não é a porta original do carro, que foi destruída salvando meu pescoço (ou melhor, minhas pernas e minha coluna) no dia 15/Out do ano passado. E agora, além de tudo, ganhou uma articulação (lembram das aulas de PEF? Pois bem, o que era um risco agora é um risco com uma bolinha no meio). Numa porrada aquilo vai facilmente dobrar. Ou quebrar.
...

Antes que alguém comente alguma coisa, essa eu não atribuo à sorte ou à falta dela. Vivêssemos em um país civilizado e isso não teria acontecido, mesmo com muito azar.
Eu estranho bastante o fato de ter acontecido dentro da garagem, mas mesmo assim. Baseado na quantidade de carros de amigos que já foram abertos (alguns de forma muito pior, no “joelhaço”), acho que eu estava no lucro...

terça-feira, junho 06, 2006

666

Ou melhor, 06/06/06.

Hoje eu deveria ter ouvido bastante Iron Maiden, e ido assistir “A Profecia” na sessão das 6PM em algum cinema por aí...
Ou melhor, ter corrido atrás de resolver meus abacaxis, resolvido algo, afinal hoje foi o meu dia, “O Dia da Besta” (não essa besta, sua besta!).
Apesar disso, passei o dia correndo de um lado para o outro, e não tive tempo pra muita coisa. Definitivamente não tive tempo de assistir “A Profecia”. Mas alguns de meus abacaxis vieram até mim e, puxando a bainha da minha calça disseram: “Tioô, me resolve.”
...

Hoje foi o Dia do Trânsito da Besta. Meu Deus, como tinha besta na rua. Mas tem sido assim há alguns dias. É o maldito mês da Copa do Mundo (na outra Copa acabei batendo numa besta)...

...

Lá pelas 6PM tinha uma corsa preto na minha frente, com vidros pretos, e os números da placa eram 8666 (eu vi uns 10 carros com placas 666 hoje... deviam estar se exibindo).
Se tivesse descido um cidadão de cartola desse carro em algum cruzamento eu diria: “Eu vendo!!!”

...

Hoje é dia de muitos posts. Para serem lidos preferencialmente de cima pra baixo (começando desse). Portando, usem suas barras de rolagem!

X-Men

Não, eu não vou contar o filme.
Que é muito bom (no nível dos outros dois), mas mostra um Wolverine muito bonzinho... Aliás ele na série inteira ele está muito bonzinho...

...

É um absurdo a Mystica aparecer tão pouco (por “pouco” eu quero dizer menos de 1h por filme...).

...

Um dia antes de descobrir que esse filme ia estrear eu tirei a barba, deixando só o cavanhaque, o que detonou (pela 3ª vez) as minhas chances de ir com a aparência adequada no cinema...

...

Eu sempre tive meu lado paranormal (eu disse “paranormal , e não “anormal”), de saber onde algumas pessoas estão sem a necessidade de olhar para elas ou de saber quando alguém pensa em mim e o caráter do pensamento...
...Mas nunca me ofereceram uma vaga numa escola para superdotados.
É duro essa vida de mutante no 3º Mundo...

Seleção em Weggis


Weggis

A seleção esteve até esse final de semana em Weggis, na Suíça, treinando para a Copa.
E eu fico muito triste por eles por isso. Eles já ganham uma merreca de salário nos clubes, e ainda são obrigados a ficar confinados num lugar horrível como esse (existe ainda o caso do Adriano, que já vive num lugar horrível, visto que o centro de treinamento da Internazionale é em Como...). Afinal, de todos os lugares que fui os Alps suíços se mostraram os mais feio, empatado com as Highlands escocesas.
Pior que isso. Apesar de ser final de primavera, nevou (!) nas montanhas (em alguns lugares mais altos, como Gletsh, ainda está nevando)...
...Pobres jogadores brasileiros...
...E é nessas horas que eu me sinto mal por ser ambicanhoto (gosto mais de ambisinistro) com os pés...

Weggis fica às margens de um dos lagos mais recortados da Suíça, e que se não é cercado ainda das montanhas mais altas é provavelmente um dos mais bonitos (ou o mais, justamente pelo recorte).
Digo provavelmente porque eu nunca estive em Weggis (que sequer aparece nos mapas menos detalhados), mas estive perto.
Desse lago que banha Weggis eu passei do outro lado, em Luzern (horrendamente chamada de Lucerna pelas bestas televisivas daqui), mas apenas atravessando a cidade à noite em busca de um hotel. O centro de Luzern era fantástico, mas parecia que apenas por respirar a carteira já se esvaziaria... Infelizmente só atravessamos ela à noite, e não deu pra ver melhor
Estive em Arth Am See, cerca de 7km ao norte de Weggis, atrás da mesma crista de montanhas, mas às marges de outro lago, o Zugger See, que não é tão recortado e nem tem montanhas tão altas em volta (já é na parte mais baixa da Suíça, os Pre-Alps). Estive também em Giswill (na verdade apenas dormi em Giswill, em um dia que foi uma tentativa de aproveitar toda a Suíça de carro gastando o mínimo possível), cerca de 30 km ao sul de Weggis, e às margens de um lago pequeno, o Sarner...
Bom, chega de texto. Divirtam-se com as fotos:



Lungerer See e Lungern (vilarejo à esquerda do lago), no início dos Alps. Olhando para o sul. Ago/04


Lungerer See, desta vez olhando para o norte, já subindo as montanhas. O vilarejo abaixo é Obsee. Ago/04.


Brienzer See, olhando para NE... Ago/04


Isetwald (o montinho de casas sob a montanha), também as margens do Brienzer See. Ago/04.


Pôr-do-sol atrás do Finsteraarhorn (a montanha mais alta da foto). Como eu ainda não a subi, tenho um bom motivo para pensar em ir para a Suíça de novo (como se precisasse de motivo). Ago/04.


Vista da minha janela em Arth Am See. Essa montanha que aparece é parte da crista que separa Arth de Weggis. Fev/05.


Arth Am See. E essa montanha (do lado oposto à da foto anterior), é a Rossberg. Fev 2005.

Nomes das cidades (Especial Suíça)

Essa é um tecla que eu bato sempre, mas que não dá pra fugir. Qual o problema em falar o nome real da cidade?
Porque dizer que o Brasil jogou na Basiléia? Será que é tão difícil dizer Basel? Ou Luzern? Precisam dizer Lucerna? Ou ainda Geneve? Tem mesmo que ser Genebra? (porra, genebra parece nome de estatal brasileira). Porque não chamaram Weggis de Végues então?


...


Uma das bestas da Globo, creio que uma tal de Milena Ceribelli, disse que algo sobre o “amistoso do Brasil em Genova, na Suíça”. É f... Os imbecis traduzem os nomes das cidades e ainda se confundem...
...E ainda falam que americano é que não entende nada de geografia.

quinta-feira, junho 01, 2006

Quem é Luiz Ros?

Estou me sentindo meio esquisito desde que minha prima me mostrou algo pelo MSN hoje, depois do jantar.

Por que eu acho que eu descobri quem roubou minha sorte.

É um pouco como se eu estivesse em um daqueles filmes em que a personagem vive duas vidas, simultâneas, porém totalmente diferentes, e que não se cruzam, exceto por um vislumbre. Em uma das vidas a escolha certa, a sorte, filmada em tons quentes, avermelhados... Em outra a incerteza, escolhas confusas, azar, tons esverdeados ou azulados...
Ou ainda como em "American Splendour" ("Anti-Herói Americano"), biografia em filme de um cartunista de Cleveland, Harvey Pekar.
Em um determinado momento ele abre a lista telefônica e descobre outros dois Harveys Pekars em Cleveland, se espanta de haver outras duas pessoas com nome tão incomum em uma cidade que não é exatamente grande, e diz: "Who are these people?"

Da mesma forma eu agora pergunto:
Quem é esse cara?

O que ele faz da vida?

E ainda por cima é economista, como se fosse o universo tentando me mostrar qual das minhas escolhas foi a mais errada...
Aliás, seria esse cara o meu ponto de equilíbrio no universo? Um oposto? Detentor de algo mais que me pertence além da primazia do nome?
...

Depois disso me sinto ainda mais na estrada para a loucura... Mas agora dirigindo com tênis novos...

Notas sobre essa semana com cara de verão perdida em meio a um outono com cara de inverno:

Fui procurar o antigo uniforme soviético na linha clássica da adidas (os sites americano e alemão são bem melhores) e não encontrei. Em compensação eles estão fazendo as camisas do Beckenbauer e do Gerd Müller, além de outras "cópias" de camisas antigas de seleções, como a da França de 1982 (!).

O Beckenbauer creio que todos conheçam. Já o Gerd Müller, pra quem não conhece, é o maior artilheiro das Copas (mas deve ser superado pelo gordo dentuço esse ano). Era um atacante alemão, baixinho, de pernas curtas, cabelo castanho-escuro comprido (mas não muito comprido), que freqüentemente usava bigodes ou cavanhaque, e que tinha dois apelidos: “Der Bomber”, ou “kleines dickes Muller” (numa tradução livre: “Müller baixinho e gordinho”)...

Dois lados ruins dessas camisas:
O primeiro é o preço. Essa linha de roupas já é cara lá fora. Aqui deve ser exorbitante (especialmente porque o representante é a Bayard).
O segundo é que a camisa do Gerd Müller é a verde, não a branca, e não tem o número 13 nas costas, com o qual ele jogava. A verde é bonita, mas a branca é camisa da semifinal de 70 (Itália 4 x 3 Alemanha, ele marcou 2 gols) e da final de 74 (Alemanha 2 x 1 Holanda, ele marcou 1 gol)...

...

...Para essa mesma adidas eu calço 43...

...

...E dirigir com tênis novo é ótimo... Especialmente dirigir rápido. Parece que o controle dos pedais fica mais fácil...

...

...O que me faz crer que cada vez mais o paulistano dirige com calçados velhos. Essa semana foi uma festa dos idiotas e lesmas no trânsito...

...

...Que sofreu também com um furo novo no escapamento do meu carro. Agora meu carro tem um lindo e insuportável barulho de carro de corrida, um ronco meio agudo e por vezes ensurdecedor.
Pena que seja carro de corrida apenas no barulho. O desempenho continua de carrinho de autorama. E não tenha mudado o respeito que recebo dos outros motoristas, como pude notar no caminho do clube...

...

...Onde quase dei outra cambalhota hoje. Mas dessa vez eu estava mais esperto.