terça-feira, setembro 04, 2007

Breve nota sobre os vinhos do fim do outono e auge do inverno (Parte 1/3)

Por serem notas superficiais, e não exatamente avaliações, não estou colocando nota de pontuação em números, e sim em asteriscos, de * a *****, já que não dá pra ter grande precisão. Algo como:
***** = 91-100
**** = 86-90
*** = 81-85
** = 76-80
* = 71-75

...
Nesse período de tempo ainda foi bebido, junto a uma pizza mequetrefe, um Bordeuax genérico do Louis Eschenhauer, oriundo de meu cunhado. Totalmente esquecível.
......



Pizzato – Fausto - Merlot 2004
R$ 18 – Empório Moema. Bebido em casa, 11/maio/2007.


Mequetrefe. Ralo, fraco e sem nada especial. Acompanhou uma tele-pizza mequetrefe aqui em casa. E não servia pra mais do que isso. Acho que nem para isso.
Rolha de compensado com bordas de pedaços inteiriços.
*




.....




Família Martinez Bujanda – Esencia Valdemar Tempranillo 2002 - Rioja joven / Alto Las Hormigas Malbec 2004.
Bar Favela, Moema, 18/Maio/2007.. R$30 cada um. Dividido com mais dois amigos.


Ao pedir a carta de vinhos a atendente trouxe uma bandeja com 6 garrafas dizendo que estavam todos em promoção por R$30. Questionada sobre o motivo disse ser mudança de fornecedor. (interessantes haviam esses dois e um Penfolds 2002, agora não lembro que vinho, mas que foi preterido por medo de estar velho)

Sem nota específica para cada um.
Ambos bons, mas já demonstrando estar fora do auge. Pareceram pouco intensos no nariz, mas o ambiente não ajudava. Lembro de ter achado o Esencia Valdemar mais interessante que o Las Hormigas.
Não anotei mais nada.
A rolha do Esencia Valdemar é de algum compensado bastante coeso, parecendo rolha inteiriça. A do Las Hormigas é sintética.
Esencia Valdemar: ***
Alto Las Hormigas: ***




.....




Cremaschi Furlotti - Reserva - Pinot Noir 2004
19/Maio/2007.


Desse eu nem lembrava, inclusive não tem imagem da rolha junto. Mas é o único que tem uma nota bem feita. Achada limpando os arquivos do computador...

Taça (5/5):
Vermelho Claro Brilhante, aparência meio leve (rala).
Aromas (11/15)
:
Framboesa, Morango, Amoras. Algo de geléia de amoras, doce de morango e blueberries (mírtilos). Bom.
Boca (10/20)
:
Confirma frutas silvestres, mas bem tênues, distantes do que aparece no nariz. Pouco Corpo. Acidez exagerada, desequilibrando. Fraco.
Geral (5/10)
:
Nariz bom, paladar fraco.

81/100




.....




Miolo – Fortaleza do Seival - Tannat 2005
R$23 – Empório Moema, Moema. 25/Maio/2007. Dividido em duas pessoas.


Bela surpresa. Muito melhor do que poderia esperar. Bebi 60% da garrafa, e pareceu que a garrafa acabou antes da hora. O que mostra que além de bom não deteriorou durante o tempo em que foi consumido (~1h30).
Não fiz anotações na hora quanto a aroma e etc. Mas não lembro de nenhuma peculiaridade inesperada, além da já citada qualidade. Bastante “macio”.
Rolha de compensado com bordas de pedaços inteiriços.
****




.....




Telmo Rodriguez – Al Muvedre 2003 - Alicante / Santa Helena – Varietal (ou “Reservado”) – Carmenère 200?
Café Journal, Moema, 26/Maio/2007. R$53 pelo Al Mouvedre e R$45 pelo Sta. Helena. Divididos com mais 4 amigos.

Noto que a carta de vinhos do Café Journal é bastante inflacionada. Provavelmente por toda uma frescura de taças e adega (que não retorna em nenhuma qualidade para o vinho, ao contrário). O Al Mouvedre parece o mais aceitável.

Al Muvedre Alicante 2003:
(1º vinho da noite. Escolhido por mim.)
A prova foi servida para mim em uma taça de cristal, mas de proporções exageradas (provavelmente para Bordeaux Grand Cru).
Não consigo notar aromas no vinho e suspeito que a taça possa estar atrapalhando. Peço para trocá-las por taças menores.
As taças menores são de tamanho e desenho apropriado, mas são de vidro (pelo preço cobrado eles deveriam ter jogos específicos para cada tipo de vinho). Provo e não noto diferença.
Vinho dormente, talvez até em coma (mas não estragado).
De qualquer forma já havia aceitado. Aliás, ainda não sei como negar (e se posso negar) um vinho a não ser que esteja estragado.
Rolha inteiriça.

**


Sta. Helena Carmenère:
(2º vinho da noite. Escolhido por um amigo – abri mão da responsabilidade depois do fiasco do Al Mouvedre)
Totalmente esquecível. Esqueci até a safra e o nome da linha. Pouco melhor que o Al Muvedre, mas não muito. Não notei nenhum defeito grave (o que é mais do que eu esperava por ele).
Rolha sintética.

**




.....




Família Zuccardi – Santa Julia – Tempranillo-Malbec 2004
R$32 – Bar Paralelo 12:27, Vila Mariana. 13/Julho/2007. Dividido em duas pessoas (sem foto da rolha).

Gosto do Paralelo 12:27 porque possui boas cervejas (boa variedade de Eisenbahns) a preços muito bons. O escolhi pela cerveja e por ser perto (meu carro começou a dar problemas no trajeto, achei melhor não ir longe). Mas no final resolvemos tentar um vinho. Abro a carta de vinhos. Como sempre inflacionada:
3 Triventos bi-varietais (o de R$15 no supermercado);
Um Valpolicella Bolla por R$50;
E esse Sta. Julia (de R$18 no supermercado) também por R$32.


Resolvi arriscar no Sta. Júlia.

Ao vinho:
Outra bela surpresa. Ao contrário do Fortaleza do Seival Tannat, desse eu realmente não esperava nada.
De peculiar tinha uma nota de coco/doce de abóbora. Da qual gosto bastante.
Não peguei a rolha.

*** (3,5 seria mais justo).

9 Comments:

Blogger Paulo Urbonas said...

Caracas Ros, de breve seu relato não tem nada!

Vejo que você descobriu bons lugares pra beber vinho, devia chamar a gente pra ir junto.

Concordo que o Fortaleza Tannat é muito bom, e fiquei até curioso quanto ao Santa Julia. Num passado longínquo provei uma outra safra desse vinho, e tinha achado ruim. Mas mesmo na época eu achei que fosse culpa daquela garrafa específica.

Eu só pretendo provar um Carmenére varietal de novo se for o Winemaker´s Lot ou o Purple Angel... E olha que eu nem quero comprá-los!

Eu deveria adotar o mesmo procedimento para com a Pinot Noir... mas continuarei insistindo!

O Al Muvedre que eu e a Paula bebemos estava bom.

Os Trivento Reserva são muito bons, e tem um preço adequado. As linhas básicas não sei dizer.

9:31 PM  
Blogger Ros said...

Paulo,

O relato de cada vinho é individualmente breve, não o meu relato geral
(ok, posse ter me expressado mal, haha).

...

Eu não sei o Fortaleza do Seival Tannat é bom constantemente ou se foi a safra que deu certo. Trombei outro dia com o Tempranillo 2005 em promoção, mas não comprei.
Talvez esse 2005 tirasse a dúvida.

O Sta. Júlia deve ser bem irregular, talvez dê diferença de um ano pro outro de acordo com as sobras e a qualidade das cascas da linha superior... Como qualquer vinho básico.

...

Em relação ao Al Muvedre, tenho certeza de que era problema da garrafa, como já te falei. Possivelmente pelo armazenamento.

11:02 PM  
Blogger Ros said...

Só completando:


Interessante vc ter mencionado Carmenères e o Trivento Reserva.

Eu tenho penduradas pra pôr no blog(falta editar imagens), uma nota de um Trivento Reserva e de um Carmenère decente (Casa Marin Matisses), além do Alsace Grand Cru...

Até o final da semana eu coloco tudo.

11:03 PM  
Blogger pita said...

psiiiiiiiiiiiiiiit

tem comentário novo lá no post "tem legendas?", sobre a miss saygon.

3:23 PM  
Blogger Ros said...

Aiaiaiai Pita...

Tá respondido lá.

9:50 PM  
Blogger Marcão said...

Ontem a Taty e eu bebemos o Terrazas los Andes Syrah 2006. Não sei sua opinião sobre Syrahs em geral, mas essa uva se tornou rapidamente a minha preferência. Dos últimos vinhos provados, os Syrah foram os que mais se destacaram, sempre boas surpresas. Esse último é bastante sedoso, obviamente depois de uns 15 minutos na taça. Destacam-se flores no nariz e baunilha na boca, bastante pronunciada. Foi bebido junto a uma ÓTIMA pizza, no frio que fez ontem à noite, no jardim (próximo a um providencial aquecedor de tocha) do Quintal do Bráz, lá na R. Gandavo. Pizza de mussarela, rúcula e parma, massa finíssima com borda grossa. Preço bem razoável para a pizza (pela qualidade, é até barato. O vinho já não era tão barato (R$58, contra R$ nas melhores lojas do ramo), mas pela ocasião e pelo clima do lugar, valeu muito a pena.

Já antecipando o Lote 43, não sei se é pq eu estava com expectativas altas (o último 43 q provei era da lendária safra 99), mas fiquei desapontado. Começo muito agressivo, evolui depois de 1h no decanter. Vou guardar umas garrafas para fazer o controle a cada ano...

12:07 PM  
Blogger Marcão said...

Aliás, Quintal do Bráz eleita a Melhor pizza de SP edição 2007/08.

4:18 PM  
Blogger Ros said...

Marco,

Gostei bastante dos Syrah que provei no Chile, e dos 2 ou 3 Rhones/Languedocs baseados em syrah que comprei na Mistral (um dos chilenos - Viñedos Emiliana Reserva Especial - era espetacular).
Em relação aos argentinos ainda não formei opinião, mas já tenho alguns em mira.

2:32 PM  
Blogger Otávio Pacheco said...

Estou prestes a provar o Alto Las Hormigas, Malbec, e os comentários são bem curiosos, ou é algo institucional super elogiado, ou são as pessoas que experimentaram frustradas.
Gosto bastante do paralelo 12:27, principalmente pelo chopp de trigo deles, mas os pilantras dos meus amigos nunca querem ir lá.

9:03 PM  

Postar um comentário

<< Home