sexta-feira, junho 30, 2006

Copa I

A camisa atual é mais legal. E o laranja é mais forte.


Domingo fui ver Portugal X Holanda em meio a um reduto de portugueses. Evidentemente vestido com a camisa laranja acima (claro, para me contrariar a Holanda jogou de branco).
Mas se eu em algum momento torci por algum lado foi para Portugal, e o pessoal era português-paraguaio, ou seja, não sofri nenhuma hostilidade (alguém podia ter virado para mim e feito a careta do Felipão aí na foto de baixo).


Essa foto eu peguei do site da Fifa. Parabéns pro fotógrafo, hahaha.

O lado ruim foi a imagem fantasmagórica da televisão (que tinha bom-bril nas antenas), com jogadores dobrados e números ininteligíveis. O que não atrapalhou a diversão, afinal o jogo foi dos melhores em muito tempo (não pelo futebol em si, mas pela disputa), provavelmente o melhor da Copa (as eliminações da Holanda costumam ser os melhores jogos das copas).


...


Assisti o Portugal X Holanda com a camisa da seleção da Holanda, e a Holanda perdeu. Segunda-Feira eu passei o dia com uma camiseta com a bandeira suíça (com a cruz branca formada por pequenas vacas). E a Suíça perdeu. Espero que seja só coincidência...


...

Os uniformes dessa Copa se dividem em uma grande maioria de Pumas e adidas, uma meia-dúzia de Nikes, 2 Umbros (Inglaterra e Suécia), 2 Lottos (Ucrânia e Sérvia) e 1 Marathon (Equador).
Os mais legais são, como sempre, os da Inglaterra, da Espanha e da Itália. Depois vêm os da Alemanha, da Argentina, de Portugal, e da Holanda.
Mas, como sempre, os preços são fora de alcance...


...


E tem uma certa viadagem na escolha dos uniformes para cada jogo. Antigamente os uniformes reservas eram usados para não confundir... Hj se usa uniforme reserva até em situações que nem um daltônico nó cego como eu confundiria. Além do já citado “clássico dos tamancos”, outros jogos forma meio absurdos. Alemanha e Suécia jogaram com os uniformes principais, sem ninguém precisar colocar o uniforme reserva. Já a Inglaterra, quando jogou com a Suécia, precisou usar o uniforme reserva. O uniforme inglês e o Alemão são bastante similares, sendo a única diferença de cor, tênue (tem bastante diferença nos detalhes), no calção. O alemão é preto e o inglês é azul muito escuro.
Mas a viadagem-mor foi no Espanha X França, em que a França precisou jogar de branco (claro, afinal a camisa azul da França confunde muito com a camisa vermelha da Espanha, o calção branco da França confunde com o calção azul da Espanha, e a meia vermelha francesa definitivamente confunde com a meia azul espanhola)...


...


Jogo em que a Espanha fez o que faz de melhor. Perder da França. Eu não sei por que eu ainda insisto em torcer...

...


Falando em torcer, é insuportável o quanto a Globo torce para as seleções africanas. E o quanto torce contra a Itália. Assistindo Itália e Ghana, tive a nítida senção de que o juiz deu uma mãozinha para Ghana, senão o jogo teria acabado pelos menos 4x1 para a Itália. Os comentaristas globais insistiam em dizer que o juiz ajudou a Itália, e que o placar justo seria 2x2, ou até a vitória de Ghana...
...E para mim o australiano fez pênalti.


...


Mãozinha de juiz também teve no Alemanha X Suécia e no Brasil X Ghana. Não que fosse fazer alguma diferença no resultado, mas como 3 das últimas 4 copas pareceram meio armadas, é de se suspeitar...


...


E, por fim, acho incrível como nenhum jornalista brasileiro teve a presença de espírito de chamar o Ronaldo de Fat-nômeno.
Viva a habilidade com as palavras daqueles que escrevem...

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

nossa, sao muitos comentarios sobre esse seu post. bom, vamos lah.
eu estava num restaurante, Uno, aqui pertissimo de casa, e, torci pra Holanda. o Brian estava torcendo pro Felipao, portanto, Portugal. pq Holanda??? oras, tradicao. estah na hora deles ganharem algo. pelo menos, avancarem na Copa.

qto aa escolha das camisas... amanha, primeiro de julho, plz, se vista de frances!!!!!! vc estah proibido de usar camisa do Brasil.

legal, eu nao sabia q do Equador era Marathon. agora, eu odeio as camisas da Nike. essa padronizacao q mata. agora, as melhores sao sempre as Umbro. sempre gostei das camisas dela; sao, de certa forma, diferenciadas. Agora, esse ano as da Puma estao bonitas. mas, como vc disse, o preco... no way jose!!!!

eh, a aberracao mor foi mesmo o jogo Espanha x Franca. tambem achei um absurdo o negocio dos uniformes!!!! mas, enfim... nao dah pra discutir.
qto aa torcer pra Espanha. nao acredito!!! queria tanto q eles vencessem dessa vez. sem "ajuda" do juiz... ateh o Brian torceu pros espanhois. nao acreditei!!!! agora, eh soh esperar para a proxima Copa. e VIVA ESPANA!!!!

nao tenho Globo... mas, os americanos tambem nao ajudam em nada. juro, os comentaristas aqui da ESPN (a unica transmitindo os jogos) sao os ex-jogadores da selecao gringa nas Copas de 94 e 98. mas, inacreditavelmente, eles viveram de futebol e nao entendem nada. aih cai a ficha. nao eh aa toa q eles nao conseguem avancar. nao entendem bulufas de "soccer"; nem os q jogam, nem o q treina. Luiz, me dah desespero de ouvi-los. em muitos jogos eu ateh coloco em mute para continuar assistir.

eh, Fat-nomeno eh excelente. ou, como se diria aqui, Fat-nomenon. hehehehehe

11:13 PM  
Anonymous Anônimo said...

Nossa... Só porque você falou no post de cima, eu vim conferir... Mas não é à toa que ninguém comenta... Compriiiiido, você perde o fio da meada na elaboração do comentário... hahaha.

Quanto aos uniformes, Ros, depois da "metrossexualidade" futebolística, eu já não espero mais nada... hahaha.

11:15 AM  
Blogger Ros said...

Erika,
Eu achei as daPuma as mais padronizadas e as da Nike as menos...
E as mais bonitas acho que não são por causa da marca, e sim por causa da seleção (além de que cada marca padroniza a camisa de acordo com sua seleção principal, vide adidas-Alemanha...).

Mas seria bem melhor ter uns 20 fabricantes de camisas na Copa...

10:51 PM  

Postar um comentário

<< Home