quinta-feira, junho 22, 2006

"Vocês acabaram com esse prédio, acabaram com essa cidade, acabaram até com nosso inverno!"

Agora há pouco meu pai, que estava "organizando" um armário de velhas coisas, fez questão de me mostrar o convite da formatura de "ginásio" dele (1955), para que eu visse os nomes, ou melhor, os sobrenomes dos colegas dele:
Mais ou menos a metade era de sobrenomes italianos;
Em seguida, mais ou menos na mesma proporção nomes japones, portugueses e eslavos, sendo que os nomes eslavos pareciam ser aparentemente do sul: tchecos, croatas, sérvios, húngaros, etc... Mas segundo meu pai "tinha muito russo e gente do Báltico".
E em proporção menor, nomes espanhóis, árabes e alemães (parte dos quais presumo que fosse dos tais descendentes dos países báticos).
E essa divisão é bastante coerente com os amigos mais próximos que meu pai tinha: dois italianos, um deles de sobrenome Buosi, o outro não lembro; e um "iugoslavo", de sobrenome Vranjac.
Ah, esqueci de dizer, era colégio público, claro.

...


Comparando esses nomes com os dos meus colegas de 2º grau a diferença não é assim tão grande (mais árabes, mais alemães, menos eslavos), mas comparando com meus colegas de colegial e agora, com os colegas de pré-escola da minha sobrinha, a coisa fica triste...
...E eu acabo me sentindo como o velho turco do "Sábado" (filme do Ugo Giorgetti, o melhor e mais politicamente incorreto de todos os filmes nacionais), que proferiu a frase que serve de título para esse post.

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

que serve de título para esse blog ou esse post?

e o que acontece com os colegas de pré-escola da sua sobrinha?

Paulo,
entendendo as coisas pela metade.

2:22 PM  
Blogger Ros said...

Desculpa, "para esse post" (já corrigi).
Não só vc está entendendo as coias pela metade como eu ando revisando as coisas que escrevo com sono.

2:38 PM  
Anonymous Anônimo said...

bom, como estudei o segundo grau em colegio publico... meus "coleguinhas" eram, digamos, BEM nacionais!!!! mas, o q me fez sentir bem estudando em colegio publico, na epoca, foi a demandada de parte dos alunos de escolas particulares indo pra rede publica. entao, nao me sentia tao peixe fora d'agua. e entre esses ex-alunos de escolas particulares, a grande maioria eram decendentes de italianos. mas, confirmo: meus coleguinhas eram NACIONAIS!!!!

9:05 PM  
Anonymous Anônimo said...

Você me fez me lembrar de uma coisa, Ros... Quando eu estava na 2a. série, recebi um livro intitulado "Anuário Brasileiro da Educação" com nomes de "melhores" alunos de 1990 da rede particular... (nerd!) Reparei na enorme quantidade de japoneses (incluindo nossa querida Aya na 4a. série), como também diversos italianos (incluindo o Tomás Rebollo, também na 4a.)... Acho que eles (do eixo) ainda dominam São Paulo... A exceção de meu Gonçalves de Freitas ainda deve ser um raro caso de vira-latice...

12:39 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá, não sei se te conheço, mas o "iugoslavo" de nome Vranjac provavelmente era meu avô. Me manda um e-mail sobre essa história para entrarmos em contato.

Grato !

6:19 PM  
Anonymous Anônimo said...

Esqueci de deixar meu e-mail:
vranjacmp@yahoo.com

Grato !!

6:20 PM  

Postar um comentário

<< Home