domingo, setembro 16, 2007

Tandoor - 11/set/2007



Nessa terça-feira 11 de setembro (isso soa pior do que "sexta-feira 13") eu fui comer no Tandoor, aparentemente o único restaurante indiano legítimo de São Paulo.



Tem entrega. Mas eu moro meio longe...

Relato dos pedidos:

Comecei com uma entrada de pasteizinhos indianos, acompanhada de um refresco de rosas (na verdade 2 refrescos, um pra cada um).
Para o prato principal pedi um carneiro curry vindaloo (“vindaloo” é, em teoria, o mais picante dos temperos indianos) e um carneiro ao gengibre picante, com um arroz (frito com ervilhas) para acompanhar o molho e atenuar o picante.
Como o arroz não foi suficiente, pedi mais um pãozinho para aproveitar o fim do molho.
No cardápio havia também peixes e frutos-do-mar, incluindo lagosta, e sem ser absurdamente caro. Achei melhor não arriscar logo de cara.

Ao final a conclusão foi de que eu pedi errado. Era exagero para duas pessoas, além de que precisei fazer um pedido extra (o pão), para poder encarar o fim do curry.


Relato do lugar:

O ambiente era bastante interessante, mas mais interessante era o fato de haver dois indianos comendo no lugar quando entremos. Um, sentado em uma posição de destaque em uma das mesas, conversava em inglês (inglês ruim, parecia o Apu, dos Simpsons) com duas mulheres que quase babavam nele. O outro parecia um sirkh, com turbante na cabeça (esse estava relativamente longe e pareceu bastante discreto).
No meio da refeição entrou um grupo de cinco indianos que sentou na mesa ao nosso lado. E que pediram uma pilha de pãezinhos (lembra algo entre um pão sírio e uma massa de pizza bem tradicional) para acompanhar a comida.
Gostei disso. Deu um ar de autenticidade.
E foi bom para ver os costumes dos locais, e aprender um modo melhor de comer esse tipo de comida.

Já o serviço deixou um pouco a desejar. Não por demora, falta de educação ou qualquer coisa do tipo, mas por que o garçom tentou levar o arroz embora antes do arroz acabar (estava no fim, mas havia ainda pelo menos uma colherada).
Me pareceu uma ignorância à cultura da etnia do restaurante associada a uma cultura de desperdício brasileira. Me perturbou.
E eu duvido que alguém na Índia conceba jogar arroz fora.


Comentário sobre a comida:

O pedido certo para duas pessoas é um prato com carne, peixe ou frutos-do-mar, e outro vegetariano, acompanhado por pães indianos (o que parece massa de pizza).
Dois carneiros é carneiro demais (vem relativamente pouco carneiro, mas a carne de carneiro é pesada demais).
Como entrada, no máximo um pão indiano com recheio.

Os pastéis estavam bons e eram interessantes, mas evite pedir. Não por encarecerem demais a conta, mas por estufarem demais.

O refresco de rosas é medonho (parece um chá aromatizado artificialmente) e muito enjoativo. Me senti bebendo perfume. 1 copo é suficiente para até 4 pessoas.

O Curry Vindaloo não era tão vindaloo assim. Na Escócia eu havia comido um Curry Madras, que supostamente é apenas metade da intensidade de ardido do Vindaloo.
E o Vindaloo do Tandoor era no máximo uns 2/3 do ardido do Madras escocês.

O Carneiro com gengibre era o mais ardido. Mas o tipo do ardido era similar ao do curry. O que faz supor que o ardido derive de um 3º tempero.

O pão combina muito melhor com os molhos do que o arroz. Se for pedir arroz é para comer o arroz sozinho, como acompanhamento, e não como base pra molho.

Acho que dá pra acompanhar essa comida com vinho, mas com muito mais cuidado do que algumas vinícolas propagam. Nem todos os gewurztraminers encarariam ela direito. Mas foi mais ou menos o estilo de vinho que me ocorreu na hora como o ideal.

-- MUMB-A-LY - BEEB-A-LY - ZEB-A-LY - BOB-A-LY / HUM-A-LY – BEB-A-LY – ZEEB-A-LY – BOP! --

No geral é muito bom, apesar de não ser exatamente barato (á pra gastar muito menos do que eu gastei).
Duas pessoas comem bem a partir de R$70 (total).




9 Comments:

Blogger pita said...

alguns comentários:

1. eu tb acho que o tandoori é um dos poucos restaurantes realmente indianos daqui de sp. mas ainda não experimentei todos pra confirmar (dos 3 que experimentei, 1 era indiano-wannabe: o Ganesh, do shopping morumbi, do mesmo dono do Govinda -- restaurante realmente indiano, que eu fui só uma vez em 2004 -- mas com o preço cerca de 75% menor)
2. o suco de rosas é estranho, mas bom. quando eu fui -- eu e mais 6 pessoas -- eu fui o único que conseguiu tomá-lo. mas é de rosas mesmo (chegou a ver a tiazinha fazendo ele no térreo?) um sabonete líquido. tem que se acostumar primeiro.
3. o pão "algo entre um pão sírio e uma massa de pizza bem tradicional" que vc viu chama-se "nun". é feito no Tandoori - uma espécie de cumbuca de barro gigante que serve de forno. a massa, depois de aberta bem fina, é arremessada nas paredes desse forno e lá cozinha. é delicioso, eu adoro.
4. pelo que eu saiba, o serviço lá SEMPRE deixa a desejar. não é mesmo o forte do lugar.
5. o pão realmente combina muito mais com os molhos do que com arroz.

e tenho dito.

6:42 PM  
Blogger Ros said...

Pita,


Dúvidas:

1 - Não entendi. O Govinda é mais caro que o Ganesh?

2 - Não, não vi tiazinha nenhuma fazendo suco. Isso acontece no Tandoor ou no Govinda?
Mas de qualquer forma eu não gostei.

7:24 PM  
Blogger pita said...

respostas:

1 - sim, o Govinda é BEM mais caro que o Ganesh. é pra ir uma vez a cada 7 anos ou coisa assim. hahaha

2 - no tandoor. se vc olhar na cozinha, perto da escada, dá pra ver isso. mas não é toda hora, né?

10:56 AM  
Blogger Pmugf said...

... fui no gopala e gostei.
vou tentar ir no tandoor. aliás, teoricamente o ambiente de autenticidade deveria ter sido considerado quebrado pela atitute do garçom... e viva ruskin.

10:13 AM  
Blogger Ros said...

Repolho,

Se o garçom tentasse ser indiano eu me sentiria na Disneylandia.
Do serviço não se pode esperar autenticidade, apenas decência.
E algo que eu tenho notado é que, salvo os japoneses, quanto mais etnicamente típico o restaurante, mais tosco o serviço (ao menos dentro do que eu posso pagar).

...

Gopala? Onde é o Gopala?

2:15 PM  
Blogger pita said...

Gopala, Govinda, Ganesh. esses indianos têm alguma coisa com a letra G. por que não chamar-se "Gíndia"? hahaha

1:03 AM  
Blogger Pmugf said...

Dineylandia ou episódio dos Simpsons...

Ros, o Gopala fica na Rua Antonio Carlos com a Augusta. Tá mais pra "vegetariano" do que "indiano". Abre no almoço e sexta e sabado à noite. O serviço é bem razoável e gasta-se uns 25 por pessoa (comendo o sufiente... glutonices não foram consideradas). A Thábata é meio fã... Vai sempre.

...

Agora, Pita, é que, pensando tantricamente, eles levam bem a sério essa busca pelo ponto G...

9:36 PM  
Blogger Ros said...

Pmugf,

Vegetariano? Hmm... não é muito meu estilo. E acho que uma amiga já havia comentado desse lugar...

12:04 AM  
Blogger Ros said...

E eu fui no Tandoor.
Sem G.

12:04 AM  

Postar um comentário

<< Home