A rachadura que restou do lado de fora da porta (já depois de recolocada no lugar).
A "articulação" (sabem clips dobrados?).
Mais da articulação.(Post refeito, para a colocação das fotos)
Arrombaram a porta do motorista do meu carro na madrugada de quinta para sexta (da semana passada, de 01/06 para 02/06). Dentro da garagem da minha tia (é uma garagem aberta, não um protótipo medonho de fortaleza georgiana). Minha mãe veio me acordar para me comunicar o acontecido:
- Lu?
- Éééénnn Hmmm...
- Tinha alguma coisa de valor dentro do teu carro?
- Éeennn... Tinha meu óculos escuro velho e amassado (um Ray Ban velho e detonado que é o “óculos do carro”), minhas luvas, meu guia e uma mapa de estradas de São Paulo... Péra... (acordando) Porque “tinha”? Roubaram meu carro?
-Não, o carro está lá... Mas arrombaram as portas, estão abertas. Ou melhor, estão “mal-fechadas” (essa história virou referência aqui em casa pelo uso correto do português). As luvas e o guia estão lá, os óculos eu não reparei.
-Diabos, acho que é a terceira ou quarta vez que abrem esse carro... Mas dentro da garagem foi a primeira... Se roubaram aqueles óculos tudo bem, paciência. Eles já tinham cruzado o cabo da boa esperança mesmo...
- Onde estão as chaves? Em cima da TV?
- Em cima da TV.
E voltei a dormir em seguida. Alguns minutos depois e minha mãe me acorda de novo, morrendo de medo de que eu brigasse com ela por estar me acordando de novo:
- Lu?
- Ééénnn... Quiééeee?
- Eu tenho uma notícia ruim pra você...
- Levaram os óculos?
- Não, os óculos tão lá, pior...
- Vai, fala logo...
- Tem um vão de 20cm na parte de cima da porta do motorista. O que eu faço? Coloco um plástico lá pra fechar.
- (Já irritado). Não, não põe nada. Deixa do jeito que tá que eu já vou ver!
-Mas se chover vai molhar.
- Não vai chover. Não mexe. Deixa a porcaria do jeito que ta que já vou ver! P.Q.P., era só que me faltava (pensando alto)...
Tentei voltar a dormir, mas foi impossível. O sangue já tinha subido. Não quis descer e ver o carro direto. Fui tomar um banho (que acabou sendo bem longo) pra pôr a cabeça no lugar. E depois desci pra ver o carro.
Apesar de eu ter duvidado, a descrição estava perfeita. Tinha um vão de 20cm na quina superior central da minha porta. Por ali o meliante havia posto a mão e puxado a porta para trás, entortando a moldura do vidro. E havia também uma pequena rachadura na pintura, causada pelo amassado.Abaixei o vidro e imediatamente recoloquei a moldura no lugar (me faltou presença de espírito de fotografar o estado primeiro).
O resultado da brincadeira é que a porta ganhou uma articulação na coluna central. O que me reconforta muito...
Essa já não é a porta original do carro, que foi destruída salvando meu pescoço (ou melhor, minhas pernas e minha coluna) no dia 15/Out do ano passado. E agora, além de tudo, ganhou uma articulação (lembram das aulas de PEF? Pois bem, o que era um risco agora é um risco com uma bolinha no meio). Numa porrada aquilo vai facilmente dobrar. Ou quebrar.
...
Antes que alguém comente alguma coisa, essa eu não atribuo à sorte ou à falta dela. Vivêssemos em um país civilizado e isso não teria acontecido, mesmo com muito azar.
Eu estranho bastante o fato de ter acontecido dentro da garagem, mas mesmo assim. Baseado na quantidade de carros de amigos que já foram abertos (alguns de forma muito pior, no “joelhaço”), acho que eu estava no lucro...