terça-feira, maio 16, 2006

Segunda, 15/Maio/2006 - Parte I - Sobre a Situação da Cidade.

Eu não sei nem por onde começar...
...Então vou fazer como eu sempre faço quando não sei por onde começar. Vou começar de qualquer jeito:

Acho que preso rebelado sobre o telhado de uma penitenciária é apenas uma coisa: alvo para snippers (deve ser uma das melhores sensações possíveis abater um FDP desses).
Acho também que o exemplo do Carandiru foi infelizmente entendido da forma oposta ao que deveria ter sido, em parte por influência política, em parte por intromissão externa de gente que, sob a bandeira dos Direitos Humanos, e vivendo em uma realidade fantasiosa em relação ao resto do mundo (Europa), não sabe o inferno que existe ao sul do Rio Grande.
E que guerra civil se encara apenas como aquilo que realmente é, como guerra, e não como problema social.
E agüentar, depois de hoje, aquelas bestas que dizem que isso é um “problema social” (e todas as merdas possíveis de uma população covarde que faz de tudo para evitar enfrentamentos mesmo quando esses já estão ocorrendo), é algo que para mim é tão difícil quanto agüentar essa onda de violência e saber que nada vai ser feito (não há leis, não há punições e a polícia não é bem equipada).
Poderia escrever páginas aqui deixando minha opinião e meus motivos mais claros e menos ríspidos (Alguém acha que eu exagero? Será que as famílias dos ~50 executados pleo PCC também achariam?). Mas acho que não preciso. Acho que todo mundo tem capacidade a partir dessas poucas linhas e do acontecido para saber como eu penso e porque.

País de merda.

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

pois eh, primo... falou bem... alias, poderia ter falado mais. acho q o brasileiro eh O BUNDAO!!! bundao mesmo. eh um povo q nasceu da covardia, vive na covardia e... ateh qdo vai ser assim???? enquanto as grandes nacoes do mundo viveram, nao soh um mas, VARIOS momentos sangrentos e violentos, sim, nas suas historias, o brasileiro surgiu como???? eh o tal do povinho pacifico de merda q nem clicar nuns botoezinhos na hora de votar sabe. problema social??? sim eh. problema mental??? muito mais. o brasileiro eh um povo incapaz!!! eh duro falar isso?? mas eh a verdade. enquanto poucos lutam e sao muito mal pagos pra isso, outros, vivem na folia e pensam em ir pra Bahia pros tantos milhoes de carnavais fora de epoca.
eh essa a realidade. povinho mediocre. nacao de merda.
nacionalismo??? soh de 4 em 4 anos.
direitos humanos. eh um absurdo!!! se desse pra essa gente trabalho forcado, 12h/dia, sem direito a hora de "Sol", pagar com trabalho a sua liberdade, pagar com trabalho o q eh dado pra eles... a gente os sustenta, caramba!!! ninguem percebeu isso ateh agora??? eles detonam uma prisao e aih? o q se faz? pra resolver o problema eh preciso reconstrui-la. oras, com q dinheiro. o nosso!!!! por isso, trabalho pra pagar a mordomia, o colchao, a comida!!!
me revolta ver a minha cidade, o meu Estado q me orgulho tanto e faco questao de ter na parede da minha sala um poster da cidade, tenho tambem fotos de herois q sao os nossos policiais.
qdo serah q vamos acordar? qdo??
e o Brasil sempre serah o pais do futuro...

12:28 AM  
Blogger Ros said...

Erika, vc, felizmente, não paga mais...
Sim, eu podia ter falado mais, especialmente a respeito dos momentos sangrentos (não ia nem citar o caso daí, ia ficar com aquelas ilhas a noroeste da Europa mesmo), mas não estava afim... E vc complementou bem.

12:37 AM  
Anonymous Anônimo said...

thx, my dear!!!
triste. muito triste!!!
AMO SAO PAULO!!!!!
depois falam q bairrismo eh ruim. pelo menos jah eh alguma coisa. mostra algum sangue correndo nas veias. hehehe

12:42 AM  
Blogger pita said...

ros, eu já tinha lido teu post quando vc o colocou, mas no meu pc não dá pra comentar e meu mac tava desligado e guardado (confesso, com medo de alguma invasão aqui em casa)
o que eu tenho a dizer é:
dizer que a causa dessa zona toda é um problema social é uma mesmície? é. não é nenhuma novidade? não. mas o fato é que essa guerra urbana não foi nenhuma novidade também. foi completamente previsível.
agora, achar que só combatendo as causas sociais do problema resolverá, isso já é simplismo demais mesmo. porque eu acredito que não queremos uma solução pra daqui a 30 anos, queremos para agora. e é nesse ponto que eu acho que vc tem razão. afinal, aumentar salário de funcionários que trabalham encarando o perigo (policiais, professores, médicos de periferia), aumentar a presença do estado na vida dos pobres, dar emprego a todos, isso só gera resultados no futuro. é imprescindível sim, mas só vai ter respaldo social no futuro. para agora, é isso que vc falou mesmo. é equipar a polícia, caçar bandidos, punir de forma severa. e, pelo que eu li hoje no jornal, é isso que está em pauta agora no congresso.
deixo uma coluna do dimenstein sobre isso:
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1705200647.htm

agora, um comentário sobre o comentário da tua prima: pois é, nós chegamos a uma situação insustentável. mas não sei se é porque o brasileiro é burro. talvez porque ele tenha sido mal instruído todos esses anos. a governo nenhum interessa o investimento na educação -- porque, cá entre nós, se o povo fosse instruído, votaria nos caras que estão aí?

10:44 AM  
Anonymous Anônimo said...

concordo com vc pita... nao eh interessante pra camada governante motivar seres pensantes. somos followers. e eh facil ser assim. mas, se o povo fosse instruido, meu caro, nem esses q estao no comando seriam a opcao. nao teria deputado q mal saiu do primario...nao teria gente sendo comprada por voto.
mas, tambem, acho q cabe aos mais favorecidos (eu, vc, o meu primo e tantos outros) fazer as coisas mudarem. como? nao tenho a formula mas, algo precisa ser feito.
e tambem acho q eh falta de sangue correndo nas veias sim. falta acao. mesmo sendo pobre e inculto...vc tem q lutar por algo e nao eh soh no voto nao.

7:57 PM  

Postar um comentário

<< Home