domingo, setembro 10, 2006

Livros, neve, e gente andando.


Eu comentei superficialmente no último post sobre o livro que eu havia acabado de ler, o Pólo Sul, do Roald Amundsen.
O Amundsen foi o primeiro explorador a chegar ao pólo sul, vencendo uma espécie de corrida com o explorador inglês Robert Falcon Scott.
Eu não vou entrar em detalhes sobre a historia dele e da conquista do pólo sul, visto que ela é razoavelmente de domínio público, além de que eu teria que escrever umas trocentas linhas. Nos links tem bastante coisa.O cara fez algumas coisas fantásticas. Além de ser o primeiro a chegar no pólo sul, foi o primeiro a sobrevoar o Pólo Norte,e provavelmente o primeiro a ter chegado também no Pólo Norte, visto que os relatos das outras expedições que clamam o feito (especialmente a do Robert Peary, suposto primeiro a chegar no pólo norte) são bastante duvidosas.

Mas melhor do que o livro foi ver a reação a prof. Anália, minha orientadora do TFG, ao ver o livro.
(interrompe o atendimento)
-Que livro é aquele? Posso ver?
(pego o livro na outra mesa e entrego pra ela)
-Ah, eu já li!.. Não! Espera... Esse é do Amunden! Eu não li! Eu li o do Scott!.. Esse cara é fantástico... fez tudo planejadinho. O Outro morreu porque era uma bicha. Organizou mal a expedição e de última hora incluiu mais um sem alterar os suprimentos... Morreu porque incluiu o namoradinho!
(eu falo finalmente)
-Mas nos diários ele passa o tempo todo escrevendo sobre a mulher, meio angustiado, comentado a mulher andar bastante com um amiguinho...
-Tudo disfarce, tudo disfarce... Mas me diga, onde você comprou esse livro?


Legal... ao menos no gosto literário a orientadora que eu escolhi (escolhi?) é apropriada.

Ah sim, o Amundesen morreu procurando os destroços (o avião em que ele estava caiu também) do avião de um explorador italiano, Umberto Nobile, de quem era inimigo.



...

Depois do Amundsen eu li dois livros sobre o acidente dos Andes em que os sobreviventes precisaram recorrer ao canibalismo. Eu já havia lido um, escrito um ano após o acontecido. Os de agora foram: um escrito 2 anos após o acidente, uma espécie de versão oficial, e outro escrito pelo sobrevivente-personagem principal, aquele que começou a dizer: “Eu vou sair daqui andando”, e acabou fazendo isso (são apenas esses 3 livros sobre esse acidente, e eu li todos... talvez eu precise diversificar minhas leituras...).




Aliás, esse cara, o Nando Parrado, leva a vida que eu gostaria de levar para mim, com a exceção de que ele perdeu a mãe e a irmã mais nova no acidente.
Depois do acidente ele acabou fazendo amizade com o Jackie Stewart (tricampeão de F1), e virou piloto de corrida, com algum sucesso. Casou com uma loira 9 anos mais nova, e é presidente de algumas companhias no Uruguai. E é podre de rico.


...

Ah sim as duas histórias relatam costumes alimentares bem peculiares. No primeiro, carne de foca, penguim e cachorro. No segundo, humana.
E o pior é que eu andei comendo mais enquanto lia esses livros...

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Tô pra te mostrar já faz um tempo, mas tenho um livro que talvez te interesse bastante: são fotografias da pesca de bacalhau no mar do norte... Bacana.

Agora, a Bia é mais séria. Mas não deixa de ser engraçado fazer orientação com ela deitada no sofá e o barrigão pra cima!

12:48 AM  
Blogger Ros said...

Vacalhau!

11:50 PM  
Blogger pita said...

roald amundsen voava? o pai dele tinha alguma dificuldade em pronunciar o N antes do A?

8:07 PM  
Blogger pita said...

ah, esqueci de comentar:
amundsen tinha mesmo essa cara de peido? olha só a cara de quem tava pensando "ahhhh flatulei!"
http://en.wikipedia.org/wiki/Image:Nlc_amundsen.jpg

8:50 PM  

Postar um comentário

<< Home