quinta-feira, agosto 24, 2006

Notas gastronômicas passadas. E atrasadas.

No outro sábado, 12/08, fui no Outback. 3 pessoas (as outras duas eram o Pedro e o Mário), dividindo uma Blooming Onion, uma costelinha ao molho barbecue e uma costelinha ao molho billabong (shoyu adocicado reduzido). E claro, duas canecas de chopp pra cada um (uma de 1l, outra de 0,5l). Resultado: R$155 de conta.
Essa foi a segunda vez que fui. Na primeira, no começo de fevereiro, comi um hamburger e tomei uma coca-cola, e, como estávamos em quatro pessoas, a cebola foi mais dividida (mas não que eu tenha comido menos cebola, já que a quarta pessoa comeu muito pouco... inclusive do próprio hamburger). E deve ter saído pouco mais de R$25...
Veredito: É bom, mas é caro demais. Não dá pra gastar menos de uns R$22 (hamburger mais barato + coca-cola). E se chutar o balde dá pra gastar uns R$85 (com cerveja) ou uns R$95 (com vinho).
Ao menos eu descolei uma planta (tosquinha, mas serve) do layout deles. Em uma das 35 vezes que eu fui perturbar as meninas que anotam as reservas e acompanham os clientes às mesas (uma delas uma lindíssima miniatura de gente, com ~1,35m e sardas sobre o belíssimo nariz arrebitado...), reparei na planta do layout que elas usavam para se organizar com as reservas (era um bloco monstro de plantas). E claro, pedi uma. A resposta: “Olha, então esconde bem, porque ninguém pode saber que a gente te deu uma”.
O desenho está meio tosqunho (deve ter sido feito por estagiário), mas dá pra entender... Pena que falta a cozinha (acho que estou pedindo demais)...

E não dá pra dizer que a gente se encheu de costelinha, mas foi suficiente.

...

E no domingo seguinte, Dia dos Pais, aqui em casa havia costelinha de novo.
Aliás, esse almoço do Dia dos Pais (Por que no plural? Eu só tenho um!) foi meio frustrante...
Chego da minha pedalada habitual de 20km, que teve uns 25km na verdade (postarei sobre isso ainda essa semana, espero), ponho vinho na geladeira e vou tomar banho. Saio do banho, tiro o vinho da geladeira e pergunto:
-Mãe, quanto tempo pro grude sair?
-Tá quase!
-Uns 10 min?
-No máximo.
Baseado na resposta, fui buscar o decanter, abri a garrafa e derramei o conteúdo dela no decanter, levantando um tênue aroma de doce de morango e rosas pela cozinha.
Mas eis que, entre irmã assassinando maçãs com a desculpa de fazer suco, sobrinha estorvando a tudo e a todos, cunhado falando besteiras e me criticando por eu ter dito que as maçãs assassinadas, digo, aquilo que eles chamaram de suco, não estava bom, irmão passando em casa antes de ir a um funeral e mãe estressando, o almoço acabou sendo postergado em mais ou menos uma hora.
E o vinho em questão, um Borgonha de 13 euros (Cotes de Nuits Villages 1999 - Clos de Magny- Maison Fery-Meunier), comprado na Av. Georges V, a meio caminho entre o Bois De Boulogne e o Arco do Triunfo, em meio a uma nevasca, quando bebido já não tinha mais graça...
...
19/Ago, sábado, sozinho em casa, sem almoço, cansado depois de pedalar outros 25km e morto de fome, resolvo preparar um peixe e uns cogumelos. E abrir um vinho branco pra acompanhar. Como não havia nenhum vinho branco "descartável" em casa resolvi atacar um Chablis 1999 que eu havia comprado na Escócia (por £9), achando que já estaria pra lá de Bagdad, visto que era um Chablis meia-boca de uma safra meia-boca.
Duas taças foram para prepar a comida (que apesar de ter ficado razoavelmente boa foi um desastre na preparação, a ponto de parecer em alguns momentos que eu preparava o almoço do Gollum...), e o resto (uns 600ml) ficou para mim, e só para mim.
Ao final desses 600ml eu me arrependia profundamente das duas taças que foram para a comida. Espetacular.


A rolha ainda guarda um pouco do cheiro do vinho... melhor jogar no meio das outras antes que eu tenha um ataque e a coma.
E pela infiltração da rolha talvez não desse pra guardar muito mais mesmo

E ainda que, comparando, eu tenha preferido o Chablis quando novo (o último que tinha bebido havia sido um 2003 no avião, voltando da Suíça, em ago/2004), que combina com peixe cru, cozido, defumado, com palmito, cogumelo, etc., esse 1999 que não combinava com nada (talvez com a costelinha da semana passada), foi uma das melhores compras alcoólicas que eu já fiz.

Bom prognóstico para os outros anciões brancos guardados.

...

E no sábado à noite ainda dividi um Alamos Malbec 2005, numa bardaria estilo Tortula. Puta vinho sem graça.

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Comentários para que vc se anime a postar sempre sobre o tema:

1)É heresia na sua casa começar a beber o vinho antes da refeição ser sevida? Normalmente é bom ir acompanhando a evolução no decanter, e ao provar o vinho antes da comida costuma dar pra prestar mais atenção nele (mesmo que ele fique melhor acompanhado).

2)Maldito! Ando com muita vontade de provar um Chablis!

3)Provamos outro dia um Álamos Bonarda, acho que 2005. Tb não deu pra gostar muito dele. Tava tão concentrado, tão doce, tão superlativo, que ficou óbvio. Talvez até um pouco enjoativo. Mas não foi ruim, talvez com uns 2 ou 3 anos de idade fosse melhor. A casta é interessante, ainda quero provar algum menos bombado.

4)Provei tb outro dia o Reserva Nieto Malbec, no Tortula. Eu queria o Cabernet-Syrah, mas só tinha esse. Era melhor ter visto o filme do Pelé. Álcool, puro álcool, e não diminuiu nem resfriando. Fruta passada, talvez madeira, mas nada interessante. Ainda tenho esperanças com o Cab-Syrah, pela sua nota e do pessoal do orkut.

12:50 PM  
Blogger Ros said...

R:
1) Heresia não, mas no caso seria um pouco de falta de educação de minha parte, visto que todo mundo estava ainda entretido em algum serviço.

3:42 PM  
Blogger pita said...

sobre o outback:
- o melhor prato é a costela de cordeiro. deliciosa.
- a blooming onion é essencial. ótima.
- já comi lá 3 vezes e a média é essa mesmo: 50 reais por pessoa.
- qualquer refrigerante ou ice tea tem direito a refil. é caro, mas são dois.

e sobre o vinho:
alamos malbec? bom, perto dos que vc toma, não deve ter graça nenhuma; talvez como um 2o vinho em um churrasco.

12:15 PM  
Blogger Ros said...

Eu queria ter pedido a costela de cordeiro, mas a R$44 ela estava meio fora das possibilidades. Iria sair mais do que R$50/pessoa mesmo com refrigerante.

E o quanto ao vinho, bom, acho que pelo preço existem outras melhores opções para 2o vinho em um churrasco.

6:19 PM  
Anonymous Anônimo said...

... eu nem li o post... mas eu diria... um viva aos franceses. Minha nossa... :)
Obrigada pelos comentarios no meu blog!!!! Continue visitando, agora chegou a vez das ragazzas...
Beijao!!!!

7:20 AM  

Postar um comentário

<< Home