sexta-feira, dezembro 29, 2006

Vinhos do Natal (Parte 2/3: Os vinhos do almoço I)

O almoço é basicamente a mesma comida da ceia, trazida novamente à mesa. Como eu não queria beber novamente a mesma coisa, já tinha desencanado de combinar a comida e o vinho, e tinha algumas coisas que queria beber e que achava que já estavam a caminho do beleléu, resolvi partir para a guinorância:
Julius Spital – Randersackerer Pfülben Riesling Spätlese Trocken - 1999er - Franken, Alemanha.
Galleria Kaufhof, Frankfurt, Alemanha, 09abril2002. 13,99 euros.

Com esse eu fiz um bobagem. Devido ao calor senegalês que estava fazendo eu resolvi colocar ele no freezer e abrir ele gelado.
Percebi que ele não tinha jeitão de vinho passado, mas que os aromas estavam meio fracos, meio insípidos. Achei que era por causa da idade, não dei muita bola, bebi e fui para o outro vinho. Paciência. Quando minha taça já estava com tinto reparei no pessoal em volta elogiando o vinho. Até aí tudo bem, eles às vezes elogiam umas tranqueiras também.Depois, quando acabei de comer reparei que havia sobrado um fundo de vinho na garrafa. Virei na minha taça e bebi. E entendi que a primeira taça tinha sido bebida muito gelada. O vinho era ótimo, e precisava de uma temperatura alta. E não foi a 1ª vez que eu cometi um erro como esse.
Quando comprei esse vinho escolhi um riesling pelas indicções dos guias, de que riesling é uma “uva nobre” e mais um monte de bobagens e frescuras. Me arrependi de não te escolhido outro sylvaner. Entre os Franken que bebi os sylvaner são de longe os melhores, muito melhores do que os riesling. E eram mais baratos também. Mesmo que tivesse bebido esse riesling na temperatura certa não acho que o consideraria entre os melhores brancos que bebi. Mas ambos os sylvaner de Franken que bebi fazem parte da lista.

Notem pela nota (uau, que trocadilho maravilhoso) que há um vinho de 7 euros. Era um Sylvaner Spätlese. Que estava espetacular.

E eu acabo de tomar um susto ao ver que esse mesmo vinho, na safra 2005, está custando 19,72 euros na vinícola. O significa mais ou menos que ele está custando o dobro do preço em dólares ou quase o triplo em reais (lembrando que eu comprei num shopping/supermercado numa cidade grande a uns 100km da vinícula). E não dá pra dizer que é apenas o câmbio.
Se eu soubesse que custava tão caro teria tentado aproveitar mais.
(Momento Homer: “Ei, esse lugar parece caaaro. É melhor aproveitar”)

1 Comments:

Blogger Pmugf said...

Ah, Ros... Você escreve tanta coisa que nem dá pra saber o que comentar com tantas possibilidades de trocadilhos engraçados... hahaha...

Mas uma coisa eu me lembrei: em Portugal, a comida da consoada do almoço de Natal chama-se "roupa velha"... Um bom bacalhau com batatas e couve do dia anterior, em certos casos muito melhor que o do dia 24. ... Acho que deve ser o "efeito decanter"... hahaha.

7:24 PM  

Postar um comentário

<< Home