quarta-feira, dezembro 13, 2006

Derek Riggs

Ótima capa. A luz de Londres está perfeita, é naturalmente esse azul/violeta do desenho. E a referência dessa vista é áinda mais puxada para o violeta, por causa da cor dos vidros da Tower Brige.
O único ponto negativo dessa capa é que ela é meio pixelizada.

Folder central do encarte do Accidenth Of Birth americano. A edição dupla nova tem capa diferente (está no site).


Pintura do cd1 do Powerslave, edição especial da Castle Records. Essa era a capa do single do Aces High, que aliás meu irmão tinha (tem) em bolachão (estava mais para EP do que para single). Uma das minhas capas favoritas. E talvez parcialmente responsável por eu ouvir Iron hoje.


Nesse a assinatura está misturada aos pings da baba. Na contra-capa do encarte ela está no lugar da marca dos óculos escuros.


Essa capa não tem assinatura, assim como a do "No Prayer For The Dying". Mas tem um lápide escrita "Here Lies Derek Riggs - R.I.P., atrás do gato com auréula. O que talvez explique a falta de assinatura do "No Prayer...".


Derek Riggs é o cara que, até onde eu sei, fez todas as capas do Iron Maiden até a época do No Prayer For The Dying. Fez também depois as capas do A Real Live e o A Real Dead One, e participou do desenho da capa do Brave New World.
Fora do Iron, fez trocentas capas, entre elas as do Accident Of Birth, do Bruce Dickinson e do Infinite, do Stratovarius (que, assim como os Iron citados, eu tenho).

Para mim ele tem responsabilidade na composição da imagem do grupo, já que foi o criador do Eddie (e mesmo os desenhos horríveis das capas do Fear Of The Dark e do Virtual IX, com o Eddie tosco de cabeça redonda, feitos por Melvin Grant, são baseados no desenho do Riggs).
É notória a evolução. Os primeiros desenhos são meio toscos, e a assinatura meio que “polui” o desenho. Nos da época do A Real Live Dead One os desenhos já são ótimos, com a assinatura incorporada...

As imagens são minhas, scaneadas dos meus cds

Coloquei só algumas das preferidas, e só as 5 que a &%£#&#%!!!!!! do blogger aceitou que eu colocasse, e ainda na ordem que ele quis (tem mais no photobucket). Mas tem muito mais coisa que eu não tenho (e algumas que nunca tinha visto) no site dele, www.derekriggs.com.
Como ele mesmo diz, “Some of the originals do not exist anymore, or have been lost or stollen. This collection is not a complete record of all the work I did for Maiden. It is just the ones I could find copies of. There are many others.”

E sim, há um livro com o trabalho dele. Mas a U$55 pela versão de capa mole não rola.
E lembrando que eu sempre digo que a qualidade musical dos álbuns do Iron parece ter ligação direta com a qualidade da capa (ou melhor, com a qualidade da arte do encarte). O que vale também para o "A Matter Of Life And Death" (que não é do Derek Riggs, é do Tim Bradstreet), para mim a melhor capa entre todos os cds do Iron (acho que algumas capas de single estão no mesmo nivel, como a do Aces High e a do The Trooper).
Mas o "A Matter Of Life and Death" é (muito) assunto para outro post.

29 Comments:

Blogger Pmugf said...

Reparei uma coisa... O tempo que você gasta escaneando seus albuns do Iron Maiden, você poderia estar gastando fazendo o TFG, não?

2:24 PM  
Anonymous Anônimo said...

hauahuahuahau Pmugf, é muito mais divertido escanear Iron Maiden ou colar Seu madruga do que fazer TFG.

Você devia tentar!!!

Quanto ao post, vamos lá:

Eu já tinha reparado na lápide do Live After Death, mas não lembrava que o nome era do cara que desenhava as capas.

Quanto à qualidade da capa diretamente proporcional à qualidade do cd, eu concordo plenamente! E também adorei a capa do AMOLAD \o/, mas vou esperar vc comentar sobre ele antes.

E viva o Derek Riggs, o pai do meu bichinho de estimação! \o/\o/\o/\/...o

12:15 AM  
Blogger Marcão said...

Uma ótima capa do Riggs (q só existe em LP) é a do o Iron Maiden In Japan, com um Eddie vestido de samurai...

11:39 AM  
Blogger Paulo Urbonas said...

Eu acho que concordo apenas em parte com a relação entre a qualidade das capas/música. O primeiro cd e o Piece of Mind não tem capas muito interessantes, mas são ótimos.

A favor da teoria, mas em oposição ao seu gosto:
A capa do "A Real Live One" com o Eddie nos fios de eletricidade melhorou um pouco nessa série de cds remasterizados, mas era horrenda nos cds anteriores. E a qualidade de som é horrenda também. Não consigo sequer avaliar se o disco é bom, pq o som da gravação é intransponível.

O "Live After Death" foi gravado quase 10 anos antes, e tanto a capa como a qualidade de som são infinitamente superiores. Sem falar no setlist e interpretações perfeitas.

Não posso falar nada sobre o "Killers" e "Seventh Son" pq não os conheço direito, mas não gosto das capas.

Mas também gostei bastante da ilustração de Aces High.

12:25 PM  
Anonymous Anônimo said...

Eu adoro a capa do Piece of Mind! A do primeiro cd não conta, apesar de eu gostar bastante do cd.

A capa do Seventh Son até que é legal, vai. É que é bem diferente das demais.

Porra, acho que eu gosto de todas. E agora, báteman? hahahaha

12:56 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ah, tirei um print do seu blog visualizado pelo meu navegador, dá uma olhada:

http://i24.photobucket.com/albums/c32/paulitas/Paulitas/ros.jpg


hauahuahauhauah

1:12 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ai, que inveja da sua coleção de drupos...

Põe no testamento pra mim?
Diz que sim vai
Diz que sim vai
Diz que sim vai, siiiiiim?????

1:15 PM  
Blogger Paulo Urbonas said...

AKA = Also Known As = Também Conhecido Como

E no meu também aparece assim, com o link longe da descrição.

3:16 PM  
Blogger Ros said...

Repolho,

A Paula já respondeu metade do que eu responderia. A outra metade é que essa pergunta foi análoga à seguinte:
“Vc não acha que que deveria guardar o dinheiro que vc gastou em cds nessa ano (~R$100) para trocar de carro?”

Ou seja, a resposta é evidentemente “sim”, mas não que isso faça grande diferença no final.

10:09 PM  
Blogger Ros said...

Marco,

Meu irmão tem esse LP. Ou melhor, esse EP.
Desconfio que ele esteja entre os desenhos que “foram perdidos ou roubados”, já que eu nunca vi esse desenho fora da capa do bolachão.

Ah propósito, ele está inteiro no cd2 do Killers.

10:10 PM  
Blogger Ros said...

Paulo,

A capa do Piece Of Mind é do cacete. Pode não ser a capa que mais chame a atenção, nem o artwork mais bonitinho (em certos aspectos é até meio tosco), mas:
- É o 1º Eddie bem desenhado.
- É o 1º Eddie com o tampo da cabeça solto, preso pelos parafusos (que depois aparece bastante de novo)
- E ele está de camisa de força e em uma cela de hospício. Possivelmente pelo cérebro dele ter sido arrancado, como pode se notar pelo tampo da cabeça cortado. Cérebro que está sendo comido pelos integrantes da banda na foto do folder central.
- Além disso, nos álbuns anteriores do Iron (Killers e Number) o nome do álbum é escrito em letras “sangrentas” (o Live After Death também é.). Nesse é escrito com letrinhas tão singelas que se for lido desapercebido vai parecer que é realmente Peace Of Mind.

...

O primeiro cd realmente foge um pouco à regra, mas pros outros acho que vale.
E, note que nos cds com o Blaze o tipo das letras do “Iron Maiden” é diferente. O do Live At Donnington, que foi lançado depois do Dickinson pular fora também é.
Quando o Dickinson retorna o tipo volta a ser o mesmo que era antes.

...

O A Real Live Dead One foi lançado como cd duplo no exterior, e aqui sei lá por que razão, só lançaram em duas versões separadas, o A Real Live One e o A Real Dead One (eu lembro do Alê comentando com o meu irmão algo como “Não porque eles fizeram isso... no final eu comprei os dois...”).
Eu lembro que o A Real Dead One nacional tinha um desenho tosquíssimo, mas porque a impressão do cd nacional era pra lá de porca (como com qualquer cd nacional). O desenho da capa em si é muito bom, e os desenhos do encarte são ótimos.

E não dá pra comparar o a Real Live Dead One com nenhum outro dos cds ao vivo do Iron. Todos os outros foram gravados em um show só, ou em um lugar só (os outros são Donnington, Rock In Rio, e o Death On The Road foi gravado num show em Dortmund no ano passado) e em fim de turnê.
Esse é um apanhado de diversas apresentações pelo mundo, e por serem gravadas em lugares diferentes, com equipamentos diferentes e etc, cada uma tem uma qualidade diferente de som. “The Trooper” está muito suja, mas “Transyvania” está cristalina.
Mas não acho que o som seja “ruim”. É melhor do que a maioria dos ao vivos das outras bandas.
E o Live After Death é o mais acertadinho de todos eles nesse sentido. O cd é o resultado de 4 shows seguidos em lugar fechado, que foi preparado para a gravação com uma puta frescura. É praticamente um estúdio com público, se valendo sempre da melhor das 4 versões.

Resumindo, sim, eu acho o Live After Death melhor, mas tem motivo pra isso, que não é pura tosquice.

...

O artwork do encarte do Sevent Son é bem legal, apesar do desenho da capa ser um pouco estranho.

10:11 PM  
Blogger Ros said...

Velhinha,


Eu esqueci que era teu bichinho estimação, hehehehe...

E já está no testamento... mas vc vai ter que negociar com o Ros + gordo (AKA meu irmão), huahuahuahuahuahuahua...
Pensando bem... vc é meio maluquinha... acho que era melhor não ter dito isso, huahuahuahuahuhauahuhauhua...

Viu? AKA é bem mais fácil...

E o problema é essa tranqueira de Mozilla de vc usa! O pior é que refiz todo o tag de links, com 3 quebras entre cada link e uma entre o título e a explicação justamente pra funcionar na porcaria do Mozilla... Aliás, refiz o tag usando o mozilla! Não sei porque raios fica torto assim... Mas pode ter a ver com essa porcaria de blogger, que não aceita as quebras direito no post... ele pode dar confusão nos links também com o mozilla.
Paciência...
E eu ainda estou esperando seu tag inteiro, pra ver se eu consigo acertar a porcaria da frase sob o título... blé!

10:13 PM  
Blogger Pmugf said...

é que o blogger funciona com php e não com tables... é outro esquema, ros. mas não me pergunte...
e, sim, eu fiz aquela pergunta quase retoricamente... já sabia qual seria a resposta!... hehehe.
e meu irmão adorava as capas do iron... tanto que chegou a ter uma boa coleção mas vendeu tudo há pouco tempo, lembram...? eu me divertia tentando achar a assinatura...

>wujvlugg

11:25 PM  
Anonymous Anônimo said...

hm... ainda não gosto do AKA

AKAPULCO LÁ VOU EU!!!!

Esqueci de te passar o modelo, vou fazer isso agora via democrata cristão, ok?

11:43 PM  
Blogger Paulo Urbonas said...

Ros,

-Gostei dos seus argumentos quanto ao Piece of Mind;

-Eu sempre gostei mais do desenho do "Dead One" do que o "Live One";

-Eu sabia que "Live/Dead One" tinha sido gravado em várias locações, e é uma boa explicação pra (falta de) qualidade do som. Mas não tem jeito. É uma podreira. O som da guitarra em "Afraid to Shoot Strangers" consegue tirar toda a graça de uma das minhas músicas preferidas deles;

-Só ouvi o Donnington uma vez, mas lembro de ter achado a apresentação meio chata. Acho que encrenquei particularmente com a interpretação do Bruce. A capa do remasterizado é legal. A original nem conta como capa, haha... Era o show de despedida do Bruce?

-A propósito, eu gosto da capa do "X Factor" e também gosto do cd.

11:47 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olha o que eu vi no Whiplash sem querer hoje:

a foto que inspirou o Derek Riggs a criar o Eddie (segundo ele mesmo):

http://jphca.powweb.com/imagens-e/news_2006/im_eddie.jpg

Tá mais pro Eddie do último cd, hehehe

Que coincidência eu encontrar isso

1:26 AM  
Blogger Marcão said...

Ah, lembrei de uma parada: Eu tenho uma gravação porquíssima de um show do Iron no Central Park na turnê do Number of the Beast, num CD com uma capa mais horrível do que a idéia de imaginar o Ros no trono lendo um jornal com o Clodovil na 1ª página HAUHAUHAUHAUAHUAHAUH
A capa é uma espécie de Eddie policial, toscotoscotosco...

6:25 PM  
Blogger Ros said...

Repolho,

Php? Tables? Héin?

9:18 PM  
Blogger Ros said...

Paulo,

O desenho do Dead One é o “Radio Hell”, não? O “Radio Hell” é ótimo!

...

Duas coisas que eu esqueci de comentar a respeito do Live After Death X Real Live Dead:
Nesses quase 10 anos o tipo de efeito pra guitarra e baixo mudou bastante...
E o primeiro é com o Adrian Smith na guitarra, o segundo é com Gers (que é bem mais fraco).

...

O 1º solo (um solo do Gers) de Afraid tem um som realmente podre, mas parece ser mais culpa do solo do que qualquer outra coisa.
O resto da música está bastante razoável. Mas não está entre minhas favoritas.
Vc tem o Real em cd ou baixou? Eu continuo não achando o som tão ruim assim. Da forma como vc fala parece som de bootleg...

...

A seleção de músicas do Donnington é bem fraquinha... O Dickinson parece meio afetado, mas acho que o maior problema são as músicas mesmo.

O original era uma edição limitada, parece que não era algo que era pra virar um álbum definitivo.
A capa do remasterizado é na verdade a capa do “From There To Eternity”, um VHS com todos os clipes do Iron (que acabo de descobrir está com algo em torno de 3 dedos de poeira em cima... desconfio que a fita já elvis...).
Talvez seja também a capa do single do “From Here To Eternity”, mas isso eu não tenho certeza.

...

A capa do X-Factor é um zilhão de vezes melhor do que a do Virtual-XI. Como a qualidade musical também é um zilhão de vezes melhor, então acho que está dentro da minha teoria...

E eu volto nela outra hora...

9:21 PM  
Blogger Ros said...

Paula,

AKAPULCO não...
AKABATE! AKA Guacamole!
(aaaafffff... essa talvez tenha sido a pior piada que já apareceu nesses comentários...)

Achou a foto sem querer? Sei...
E tá bem pro Eddie do último cd... Mas pode até ser proposital.

9:22 PM  
Blogger Ros said...

From There To Ternity (depois de limpar a poeira):

http://i41.photobucket.com/albums/e260/LuizRos/IronMaiden-FromThereToEternity.jpg

E esse desenho era o cartaz do show e a "moldura" do palco também... em suma, era o Eddie da época.

Ah, Paulo, não, não foi esse o show de despedida do Dickinson.
O show de despedida foi em 93, num lugar fechado e pequeno. Foi bastante teatral (mais do que o normal), e o desenho do eddie matqando o dickinson era o desenho para esse show.
E a Bandeirantes passou na TV aqui (ou melhor, passou uns tecos, com muita propaganda no meio) na época.

9:54 PM  
Anonymous Anônimo said...

Eu te inspirei com a história do "só Iron", né? =]

12:31 PM  
Anonymous Anônimo said...

Caralho, resume e manda por e-mail, Ros

ahuahuahauhauahuahauhauhauahua

como fala, dio mio!!!!

não sei mais o que responder primeiro, vou tomar um café e volto daqui a pouco...

=P

11:38 PM  
Anonymous Anônimo said...

vamos lá:

php <--- abreviação para "pepinos hidropônicos" (existem repolhos hidropônicos????)

tables <--- the books are on the tables (plural da famigerada frase, somente usado em cursos avançados de inglês)

AKA Guacamole não, GuAKAmole! (viu como eu sempre consigo piorar???

umpgohj <---- um pagode hoje

12:00 AM  
Blogger Ros said...

Como???
Como vc conseguiu piorar isso???
Hahahahahahaha...

Sem pagode por favor, hahaha...

12:13 AM  
Blogger Pmugf said...

Repolhos hudropônicos é o Pmugf num dia de enchente em São Paulo... Craro que existe... Aliás, foi quase um chucrute já que eu estava com duas alemãs também!... hehehe.

3:57 PM  
Anonymous Anônimo said...

ahuahuahauhauhau

fica fazendo invejinha pro Ros que vc vai ver, ele vai te dar uma lata de pickles no amigo secreto... ahuahauhaua

5:36 PM  
Blogger Marcão said...

Ou nabos em conserva HAUHAUHAUHAUAHUAH

>>uuouolj - Uououuouououououo LOja

9:25 AM  
Blogger Unknown said...

no live after tem sim a assinatura dele , siga o raio ... em uma lápide tem ela

4:56 PM  

Postar um comentário

<< Home