domingo, novembro 12, 2006

Piracicaba, 02nov2006.

Rua do Porto, onde estão os bares/restaurantes.

Início da Rua do Porto. Seria isso uma chaminé de elevação de esgoto?


Rio Piracicaba. E fábrica (que, aliás, não sei do que era...).


Ponte Pênsil e fábrica.


Mais fábrica.


"Local perigoso para nadar". Ah, Jura? Não diga...


Voltando para casa. A gente não entendeu se havia um pote de ouro escondido ou se eram só as luzes de Campinas... (ok, piada medonha...)

Quinta Feira, 02 de Novembro de 2006, feriado (posts sempre atrasados, é inevitável...).
10:00 am. Pedro me liga, dizendo que precisava pegar o B.O. de uma batida que ele havia dado em São Carlos, e que na volta pararia em Piracicaba pra comer um peixe e procurar umas coisas (que depois eu descobri ser a camisa do XV de Piracicaba). Como eu não tinha mais o que fazer (ou melhor, eu tinha, mas não estava afim, fui junto).
Choveu o tempo todo, ele acabou pedindo a transferência do B.O. pra São Paulo e não havia camisas do XV à venda (“ah, isso vocês acham lá no estádio (...) mas não hoje, que é feriado.”).
Mas o peixe churrascado (um "lombo de filhote") estava bom.

9 Comments:

Blogger pita said...

- "casarão do turismo". casinha (besta) amarelona ao lado de uma chaminé solta. nada mais bonito hein? parece até intervenção de você-sabe-quem (na verdade, quem sabe bem quem é é o pmugf)

- essa fábrica tem uma caaaara de fábrica de cerâmica... mas me lembra também umas "ruínas" de fábricas têxteis que vi em petrópolis.

- "risco de afogamento: contém água"

6:03 PM  
Blogger Ros said...

Pita,


Quando eu vi a chaminé eu fiquei procurando sinais do que haveria embaixo dela... No caso, aparentemente nada (por isso a dúvida se não seria para elevação de esgoto).
Mas, mesmo assim, exite um nítido sinal de demolição naquele "Casarão de Turismo", provavelmente pra criar uma cara de parque no meio de uma rua com casas, que por sua vez já estão cheias de puxadinhos e sem nenhuma unidade (é difícil até ler aquilo como uma rua...).

E na placa de "risco de afogamento" deveria estar escrito também "risco de envenenamento"...

7:13 PM  
Anonymous Anônimo said...

oiê, Ros... sabe, esse post era para te ajudar. Minha família por parte de mãe vem toda lá de Pira... mas infelizmente elas não souberam lembrar exatamente do que era a fábrica. Mas não era cerâmica, não... assim que elas lembrarem eu digo...
... e vc anda puxndo muito o saco de chefe... colocando os sites dele no seu blog ;)
... e sim, estou "bega gribada" hoje. Mas acho que dá para ir trabalhar amanhã...

9:34 PM  
Anonymous Anônimo said...

acho que essa fábrica é um antigo engenho de cana.
os piracicabas, ouvi falar, se orgulham de ter sido um dos primeiros engenhos que não usava mão de obra escrava.

é ali, se não me engano, que rola o salão internacional de piracicaba.

uma das vezes que eu fui pra piracicaba tava rolando um show de rock aí.
eu cheguei quando estavam desmontando o palco.

isso se for o mesmo lugar que estou pensando...

>>erzrqenx

11:33 AM  
Blogger Ros said...

Gilson,

Vc não pode estar confundindo com o "Museu da Água", que é praticamente em frente a essa fábrica? Acho que o engenho é o Museu, que já foi "restaurado" com um monte de frescuras.

11:50 PM  
Blogger Ros said...

Thab,

Quer dizer quer a família da sua mãe é da terra da carxara de forsfe, da jaqueta de côro, do carcanhá de grilo, e do glorioso XV?

E não é puxação de saco, porque o chefe não sabe da exitência do blog... mas ao menos o site da equipe de trekking dele tem uma seriedade compatível com os blogs...

11:52 PM  
Anonymous Anônimo said...

Eu adorei a referência do pita a quem sabe quem... (tá parecendo Harry Potter isso...)

Mas é plenamente justificado. Esses dias foi lá no cpc, dentro do curso de reforma urbana do pólis um cara do órgão técnico de piracicaba... Ruinzinho!...

Conforme tenho me empenhado pra provar isso, pra ficar assim, melhor é implodir tudo logo de vez.

3:09 AM  
Blogger Ros said...

Esse cidadão virou personagem de filme do M. Night Shaymalaymayleymayan?
"Aquele Do Qual Nós Não Falamos O Nome"?

Eu não me sinto à vontade de criticar Piracicaba porque eu não sei como era antes dessa reforma "turística". Evidentemente não é algo que eu faria, mas antes de criticar eu gostaria de saber como estava antes da intervenção.
Ah, e a chaminé na frente do "Casarão" realmente não tem cara de coisa fabril.

8:57 AM  
Anonymous Anônimo said...

Aquela Chaminé eu realmente nunca tive curiosidade de perguntar a sua origem, mas posso lhes responder com certeza de que a chamada "fábrica" é na verdade o antigo engenho de açúcar. Seu amigo tem razão quando diz que em um dos galpões acontece o Salão internacional de humor, onde recebemos obras de dezenas de países, contemplando quase todos os continentes...risos... pois não me lembro de ter visto obras provenientes da Oceania. Ali tb acontencem muitas exposições, shows e tudo o mais. Haverá nos próximos anos um restauro de alguns galpões e tudo ficará "como diz a lenda" nos padrões europeus de restauro e reutilização do espaço... aguardemos
Um abraço

3:55 PM  

Postar um comentário

<< Home