domingo, novembro 05, 2006

Fotografando São Paulo II - Centro, 27out2006 (parte I)

Sexta-Feira, 27 de Outubro.
Dia livre, e uma folga à tarde depois de muito tempo. Desisto de ir no Salão do Automóvel por uma questão de custos. E no fim da tarde, aproveitando o resto de zona azul que eu tinha na Liberdade (fui comprar comida), resolvi fotografar o centro, dentro do possível.
Algumas coisas são curiosas, como por exemplo o fato de que os quarteirões vizinhos à Rua Maria Paula são completamente alheios à movimento, sendo um espaço silencioso, pobre, e freqüentado por pessoas estranhas. São também um estranho vazio demográfico, com casas velhas (algumas aparentemente transformadas em cortiços, outras lembrando bairros de classe média) e terrenos vazios transformados em estacionamentos igualmente vazios. Ruas Francisca Miquelina, Genebra, Abolição... Ruas que eu nunca tinha ouvido falar.
Fotografar o Centro também não é algo totalmente livre de perigo... Ao menos a curiosidade dos locais é atraída ao ver um cidadão branco, cabeludo, de camisa xadrez, bermuda bege e tênis marrom apontando uma câmera na direção de algum edifício. Em determinados locais não parece haver condições de se tirar a câmera do bolso (como na Rua Abolição). Em outros, os postos de políca ajudam. E existem ainda locais com nichos protegidos, como em volta do Viaduto do Chá.
Em suma, viva a falta do que fazer em uma sexta à tarde.



Igreja da Santa Cruz das Almas dos Enforcados (corrigido e re-corrigido pelo Pmugf), na Praça da Liberdade.


Detalhe da Santa Cruz dos Enforcados. Tubulações de ventilação para a fumaça das velas (novamente corrigido e re-corrigido pelo Repolho).

A Santa Cruz das Almas dos Enforcados de longe.


Essa foto seria mais divertida sem os fios... Mercearia na Praça da Liberdade.


Catedral.


Casas na rua Francisca Miquelina, já quase na esquina com a Maria Paula. Aaprentemente esquecidas pelo tempo.
Haviam outras, ainda mais esquecidas, mas os "moradores" estavam olhando invocados para mim... resolvi não ficar por perto por muito tempo.

17 Comments:

Blogger pita said...

alguns comentários:
realmente, não se pode fotografar nada no centro de sp porque simplesmente não se pode andar munido de máquina fotográfica.
me lembra uma situação parecida pela qual passei em buenos aires: passeando nos arredores do estádio do Boca, um policial nos chama a atenção e pede para tomarmos cuidado com a máquina fotográfica. engraçado, parece coisa de brasil, onde os policiais também ao invés de proteger ficam apenas dando dicas de auto-defesa.
agora, quanto às fotografias: uma coisa curiosa que eu notei foi que algumas das fotos estão no formato 3x4 e outras no formato 4x6. essa proporção é meio que novidade para mim, mas as máquinas com que eu tenho mexido trabalham com ela.
achei as fotos tiradas ao anoitecer mais bonitas... deve ser o contraste "céu azul escuro X luzes amarelas"...
ainda assim: o sol foi beeeem amiguinho nessas fotos, hein? hahaha

11:47 PM  
Blogger Ros said...

Na verdade o policial não deu dica nenhuma... ficou só me olhnado feio, como se eu estivesse lá para dar mais trabalho pra ele...

O 3x4 foi o formato que eu escolhi na câmera... podia ter escolhido outros mas, sei lá, acho que gosto do 3x4.

E o sol não foi amigo coisa nenhuma. Desapareceu quando eu desci do carro. As duas primeiras fotos foram tiradas de dentro do carro ainda, no último momento antes do sol entrar atrás das nuvens para não aparecer de novo.
Antes disso tava um puta tarde linda pra fotograr. Mas eu demorei pra sair de casa.
E mesmo nas duas com sol eu senti falta do polarizador, pra melhorar o colorido.

12:22 AM  
Blogger Ros said...

Ah sim... as máquinas que vc tem mexido trabalham com um 4x6cm, não?
Puta, que inveja...

E o "contraste 'céu azul escuro X luzes amarelas'..." foi proposital (experiência das fotos da catedral de Amiens...).
A foto do Estadão deu algum trabalho pra conseguir esse efeito (e eu senti falta da 24mm da EOS, que usei na Yayá).

12:28 AM  
Anonymous Anônimo said...

Algumas correções de ordem prática: a Igreja na esquina do Largo da Liberdade é a Santa Cruz dos Enforcados, no antigo Largo de mesmo nome, antes da imigrantada pousar por lá... A Igreja Nossa Senhora da Boa Morte fica num beco descendo a Rua dos Estudantes.

... Agora, os tubos apesar da aparência mosntruosamente horrível, são uma necessidade, de tanta fumaça de vela. Poderiam ter pensado numa solução melhor, não? Tem umas lojinhas sincréticas bem bacanas do lado! hahaha.

Além disso, a foto que você fala que é da Francisca Miquelina, fiquei em dúvida se não é da Abolição mesmo... Passo por ali algumas vezes quando tenho vontade de almoçar na Palma de Ouro, vindo do CPC... Aquilo, pricipalmente na esquina com a São Domingos, é mesmo esquisito... Mas nunca fui assaltado... Mas também nunca andei com máquina por ali...

12:54 AM  
Blogger Ros said...

Pmugf,


Sim, sim! A Boa Morte é a capelinha azul no fim da rua dos Aflitos... Eu estava em dúvida se era aquela ou essa.
De qualquer forma, não lembrava do nome Santa Cruz dos Enforcados...

E eu imaginava que era por causa da fumaça de vela (ela merece fotos internas, com calma), mas precisava de tudo isso?
Se eu não me engano ela tinha uma abertura do lado de dentro do terreno... mas posso estar confundindo de novo com a da Boa Morte...


E na Abolição tem outro grupo de casinhas bastante parecido.
Não sei se seria assaltado, mas o ambiente não era dos mais amigáveis...

1:06 AM  
Anonymous Anônimo said...

Correção sobre minha correção: Santa Cruz "das Almas" dos Enforcados... Sorry.

Agora, naquele beco eu nunca entrei pra saber mais detalhes. A busca frenética por algum mercadinho com Moti impede uma visão mais arquitetônica da paisagem urbana...

Aliás, onde é que você compra comida? E o que você compra?

12:18 AM  
Blogger Marcão said...

Essa Santa Cruz das Almas é popularmente conhecida como "Igreja das Almas"...
Geralmente o pessoal faz promessa de acender não sei quantas mil velas pras almas no caso de alcançar a graça pedida. De segunda-feira - principalmente na parte da manhã, que dizem ser o dia das almas benditas, fica lotada. Catolicismo misturado com umbanda, só por aqui mesmo...

Fora que, várias vezes eu já fui na Itiriki (ou na pastelaria quase em frente), de sábado, e vejo um pessoal de camisetas pretas escrito "Exú, o rei das trevas", ou algo que o valha... Catolocismo + Umbanda + Candomblé... HAUHAUHAUHAUHA

Aliás, lembrei que faz tempo que não vou na Itiriki...

Quanto a comida, o que o Ros compra eu não sei, mas vegetais orientais, massa pra missoshiru, furikake e tofu, essa mercearia que o Ros fotografou tem os melhores... Fora o rodízio de sushi de dois andares (são dois restaurantes diferentes, do mesmo dono) que tem na Rua da Glória...de longe o melhor de sp...

9:37 AM  
Anonymous Anônimo said...

Hey, Marco... Danke.
É no predinho do restaurante de Lamen das senhoras simpáticas?
hmmm.

9:53 AM  
Blogger Ros said...

Repolho,


1 - Ok, eu corrigirei de novo.

2 - Eu compro um monte de coisa. Naquela que eu fotografei (e que o Marco comentou) eu acho que nunca comprei nada.
Mas na do lado, Towa, Toya, sei lá, eu custumo comprar uns molhos chineses, principalmente os a base de pimenta e missô, mas tb o "korean barbecue", oyster sauce" e outros.
Tb costumo comprar aquele pãozinho de massa cozida no vapor, cujo nome é insoletrável (me senti o ministro Magri agora), mas a pronúncia é algo como "päudzz" ( o Keiti chamava ele por um nome japonês, mas não lembro), e ultimamente gioza tb.
Não especificamente nessa (pode ser em qualquer outra) eu compro mais um monte de coisa, tipo nori, peixe seco, cogumelo, etc...

3 - O restaurante das velhinhas simpáticas é especializado em massas, não só em lamen. Todas as massas que eu comi lá eu gostei, acho um custo-benefício fantástico e o serviço ótimo (ainda que os outros faumigos não tenham se sentido muito à vontade qdo eu os levei lá).

10:19 PM  
Blogger Ros said...

Marco,

Os melhores sushis pagáveis da cidade pra mim são o Sushi Guen, numa galeria na esquina entre a Paulista e a Brigadeiro, do lado do Jardins, seguido pelo Sushi Yassu, da Tomás Gonzaga.
E o o Yassu aparentemente tem rodízio à noite, à uns R$45-50 por cabeça. Ainda não fui, mas creio que tem tudo pra ser o melhor rodízio de SP.

E será que se eu acender trocentas mil velas naquela igreja eu vou alcançar alguma das minhas meias perdidas?

10:24 PM  
Anonymous Anônimo said...

com trocentas mil velas vc acha as meias perdidas.

com o dobro uma inteira.

(boa?)

>>>roamv

9:12 AM  
Anonymous Anônimo said...

vc foi até a rua maria paula e não passou aqui na pingado?? (escritório)

tava do lado!

daqui vc poderia tirar fotos sniper da janela.

e fico feliz (?) de saber que não fui o único com a cabacidade de perder o salão.

>>> vcuqxyic

9:14 AM  
Anonymous Anônimo said...

ah sim.

olha o que eu achei procurando o seu blog:

http://www.rosbiff.blogspot.com/

naõ sei se vc jã sabia.

rá.

>>> eihbrog
(brog! percebe? quase "ein brog")

9:29 AM  
Blogger Ros said...

Gilson,

Eu sabia que eu tava perto, mas eu tava sem o celulose pra ligar e perguntar o endereço direito.
Mas não se preocupe. Eu vou te visitar ainda e aproveitar pra bater fotos sniper.

E gostei desse rosbiff (não, não sabia). Tá, meio badaba, mas tudo bem.
Vou linkar ele.

12:48 AM  
Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

3:13 AM  
Blogger Ros said...

Pmugf,

Ok... fica anotado então que o restaurante das velhinhas não é unanimidade... Vou pensar bem antes de levar alguém de novo lá (Mas tem que considerar que ele é um ambiente tosco pra burro, e que a comida não é fresca... Ele é muito bom dentro daquilo pro que se presta.)

E fica anotado também que a censura foi necessária...
?^\

8:33 AM  
Anonymous Anônimo said...

Na foto que vc diz ser rua Francisca Miquelina, esquina com a Maria Paula, há um grande engano de sua parte. Apesar de não mais visitar esse local há mais de 40 anos, por morar fora de São Paulo, a Rua em questão é RUA GENEBRA e não Francisca Miquelina. Reconheço pelas escadarias e pelas casas antigas onde moravam, na época, muitos amigos meus de escola e de futebol

4:15 PM  

Postar um comentário

<< Home