domingo, fevereiro 12, 2006

A melhor e mais rápida forma de conhecer Paris.


Esse o nome desse filme, de 1976. Feito com a Ferrari 275 GTB do diretor, Claude Lelouch, dirigida segundo explicações do próprio à polícia francesa (ele foi preso após o lançamento do filme), por uma amigo, "um piloto de Formula 1 da época", o qual a polícia francesa chegou a conclusão de que seria ou Jacques Laffite ou Jacky Ickx. (Meu irmão, que lembra bem dos dois correndo, disse que "é o Ickx, pelo jeito de entrar nas curvas é o Ickx").
Seja qual for dos dois, parecia estar bastante acostumado a fazer isso normalmente.
O filme ressurigiu a partir de uma reportagem do Corriere Della Sera, (tem um outro link pro vídeo, caso o primeiro não funcione), que tem uma boa expliação (sim, tá em italiano, mas dá pra entender).
Eu achei ele a partir do blog de um jornalista de automobilismo, o Blig do Gomes, onde tem um mapinha tosco com o trajeto. (a opinião geral nos comentários é de que era realmente o Ickx, que além de Formula 1 também pelotava em prótótipos e acho que rali).
Há também um site que calcula as velocidades no trajeto, na minha opinião levemente erradas para baixo. Eles consideram que a máxima foi em torno de 220km/h. Acho que deve ter chegado perto de 250km/h.
E por fim, um outro site, que diz achar que por cálculos atráves do google earth que a velocidade não passou de 160km/h, e que o filme foi feito com uma Mercedes e teve o som da Ferrari dublado em cima. O que, francamente, não procede.

...

Sim, eu fiquei com inveja. E sim, eu já dirigi desse jeito (ainda faço, quando o carro e as ruas permitem), como alguns de vcs devem já ter sentido. Mas eu nunca passei de 185km/h no velocímetro (~170km/h reais). Nem nunca tive o sangue-frio de cortar os semáforos dessa forma. Nem Aliás, eu sempre me aproveitei das seqüencias de verdes...
...Além de que, fazer isso em Paris parece infinitamente mais divertido.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

tem qquer coisa de retardado em correr assim na cidade... ele deve ter andando a 80, depois acelerou o video e gravou o som de um liquidificador por cima.

10:54 AM  
Anonymous Anônimo said...

não sei pq, mas me deu um certo alívio de não pegar mais tanta carona no rosmóvel (azul ou verde?)

10:56 AM  

Postar um comentário

<< Home