quarta-feira, maio 02, 2007

O Fim De Uma (Impress)Era



Nesse fim de semana minha impressora, uma HP692c, comprada em 1995, morreu de vez.
Quer dizer, na verdade ela já vinha funcionando mal há anos. Lembro-me de acabar trabalhos para a FAU no meio da madrugada e ficar até o meio da manhã imprimindo. AUH-127 (Patrimônio Histórico) foi uma dessas. Acabei o trabalho por volta das 4am, e entre demora para imprimir e as inúmeras panes (além de que as folhas tinham que ser colocadas na bandeja de uma em uma) fui acabar de imprimi-lo depois das 9am.
A gota d’água foi uma pane na hora em que meus pais entregavam o IR.
Após ter sido desinstalada nós aqui em casa partimos para cima dela com o material para desmonte (AKA chave de fenda e martelo), e o desmonte acabou sendo bastante elucidativo:
Dado os tipos de encaixe dos plásticos e os parafusos de rosca semi-soberba (para os quais era necessário uma espécie de chave allen bastante incomum) a conclusão que eu cheguei é de que não é um item feito para passar por reparos. A parte fácil de abrir é a tampa para limpeza e troca de cartuchos. E tenho certeza de que foi a única parte que algum dia foi aberta nessa impressora, apesar dela ter sido mandada para conserto uma vez.
Isso comprova a minha teoria de que as assistências técnicas de eletrônicos são totalmente picaretas. Só não sabia que picaretas a ponto de cobrar pela manutenção de um aparelho que não pode sequer ser aberto.

11 Comments:

Blogger Marcão said...

Fora o fato de q é muuuuuuuuito mais barato comprar uma impressora nova q pagar o conserto.
Eu tive um chefe q toda vez q acabaxva o cartucho da impressora inklet A4, ele comprava uma impressora nova, pois era mais barato q comprar todos os cartuchos para reposição...

10:57 AM  
Anonymous Anônimo said...

É verdade, as impressoras estão tão baratas que não vale a pena mandar consertar.

E os cartuchos caros, muito caros.

Talvez eu ainda instale um desses sistemas de bulk ink.

12:46 PM  
Blogger Unknown said...

homens... acham que podem consertar tudo, e sempre fazem uma lambança, hauahuahuahaua


meu pai está brigando com o motor da banheira há 4 meses. Minha mãe desde o começo mandando comprar outro. Semana que vem ele vai sair pra comprar. hauahuahauhauahua

11:54 PM  
Blogger pita said...

pois é
tem 2 coisas importantes nessa história toda:
1. existe um cálculo que as indústrias fazem, que resulta no tempo de garantia. isso funciona para a indústria ganhar dinheiro não só na venda do produto como também na manutenção prevista. em X anos, tal peça irá pifar e a impressora irá para o conserto; em X+5 meses, é a hora de outra peça. por isso, a assistência nem abre a máquina, e já sabe que com X anos o problema É esse e já manda o orçamento pronto.
2. (complementando o que o marco e o paulo falaram) com o preço dos cartuchos hoje em dia, fica mais barato comprar uma impressora nova que trocar os cartuchos. isso na maioria dos casos, pq impressora nova sempre vem com cartucho pela metade, e é preciso calcular qual vale mais a pena. e as impressoras com cartuchos individuais, nesse caso, parecem melhores.

agora, sobre o comentário das paula: às vezes funciona. ontem mesmo eu abri meu mouse pra limpá-lo; sobrou uma mola, mas deve ser de enfeite pq ele está funcionando perfeitamente sem ela hehehe

9:49 AM  
Blogger Pmugf said...

cartucho individual é balela. além de vir menos, as novas impressoras epson não tem a opção de imprimir "rascunho"... (ou eu ainda não descobri como fazer isso). Enfim...

2:56 PM  
Blogger pita said...

têm sim.
é só procurar.

6:08 PM  
Blogger Marcão said...

Cartuchos individuais são realmente uma balela. No antigo escritório q eu trabalhava (aquele do golf), tinha uma inkjet de cartuchos individuais. Qdo acabava o cartucho preto, era blz. Qdo acabava uma das cores, ela NÃO FUNCIONAVA enqto não se trocassem os 3 cartuchos... HAUHAUHAUAHUAHUAHUAHAUHUAHUAHUAHA

Ainda bem q não saía do meu bolso. E ainda bem q eu não tenho impressora... vai td no serviço msm...

6:43 PM  
Anonymous Anônimo said...

Pmugfs, tem um programinha chamado insakver, dá pra baixar pelo emule. Ele permite que vc diminua a qualidade da impressão gradualmente.

Diz que dá pra econimzar uns 30% dde tinta sem sequer alterar a qualidade de imagem.

8:12 PM  
Blogger pita said...

hoje saiu na tv uma reportagem (no jornal da band) sobre os serviços de assistência técnica. o inmetro pegou um microondas e colocou um fusível queimado e levou pra várias assistências. o preço chegou a 140 reais, e diziam que tinha que trocar várias peças. daí, a reportagem fez assim: comprou um mini-system em perfeito estado e levou pra uma assistência, inventando um problema. o resultado: 80 reais pra trocar a rebimboca da parafuseta.
taí.

10:21 PM  
Blogger Ros said...

Respondendo:

Eu não acho que valha a pena trocar de impressora toda vez que acaba os cartuchos. Uma impressora custa R$250. Um cartucho custa R$50.

...

A Epson tem 2 problemas: É 20% mais cara e 20% maior.

...

Eu não tentei consertar a impressora, defendo a aposentadoria dela desde que os problemas começaram, há mais de 5 anos. Eu desmontei para ver como funcionava que tipo de peças tinha.
Por outro lado, mouses e controles-remotos eu abro e limpo de tempos em tempos. Já desmontei um mini-sistem para limpar (advinha? Painéis lacrados, não dá para abrir quase nada), e o mexeria no carro para a manutenção se tivesse uma garagem própria para isso.

...

No caso da impressora não faz sentido passarem nenhum orçamento porque os painéis dela não são desmontáveis.
Como eu menciono no post, a única parte que realmente pode ser aberta na impressora é a tampa para a troca de cartuchos. Os parafusos não são para serem retirados e os painéis possuem um tipo de encaixe que só se solta quebrando.
Qualquer orçamento de conserto de impressora (exceto talvez limpeza, e ainda assim meia-boca) é picaretagem total.

...

Por fim, Pita, eu vi essa reportagem. E, no caso do mini-sistem vai de acordo com o que vc falou antes. Eles falam o problema (sempre o leitor) baseado no que acham que vai quebrar e no que pode ser trocado.
O mini-sistem que eu desmontei era um Aiwa, que embaixo dos painéis externos tinha outros, lacrados. As únicas partes expostas após o desmonte do painel externo eram o leitor e a gaveta de cds.
Que é o que todas as assistências técnicas alegam consertar nos mini-sistems.

12:14 AM  
Blogger Pmugf said...

Vou testar, Povlas.
Danke.

12:31 AM  

Postar um comentário

<< Home