domingo, janeiro 07, 2007

Levando o Corsa para um “check-up” na Itororó.

Esse post é daqueles meio chatinhos. Mas merece ser lido por todos aqueles que têm carro...
Um pouco antes do Natal recebi um telefonema da concessionária Itororó, primeiro perguntando se eu ainda possuía o Corsa e depois me oferecendo um “check-up de 60 itens de mecânica, elétrica e tapeçaria por R$29,90, com lavagem e limpeza de bicos de injeção grátis”. Perguntei que itens de mecânica e a resposta foi meio vaga, mas foi algo como “motor, injeção, arrefecimento, etc...”
Como está mais ou menos na hora de fazer a limpeza de bicos (normalmente eu deixo passar da hora), o carro precisava de uma lavagem, e possui alguns “defeitinhos” que eu não consigo precisar, resolvi aceitar o “check-up”. E o marquei para dias 03/jan, às 14h (teve que marcar hora). Ainda perguntei quanto tempo demorava, para o que o atendente que me ligou (bastante solícito) respondeu “umas 2hs... deixando o carro às 14h no máximo às 17h você retira”.
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Antes de entrarmos na descrição do “serviço”, acho melhor eu descrever meu conhecimento de mecânica.
Ele se baseia em programas de TV sobre carro, principalmente o Top Gear da BBC (que eu vejo em episódios baixados via e-mule ou no YouTube) e o Overhaullin’ do Discovery, leituras sobre aviação, fuçadas na internet (Best Cars incluso) e especialmente na experiência de lidar com os problemas de 120000km de Corsa e outros tantos de Gol.
Em resumo, sou semi-analfabeto em mecânica. E a maior parte do “semi” é empírica.
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Quarta-feira, 03jan2007.

Chego às 14h30 na Itororó e sou atendido pelo “consultor técnico”. Que olha meu carro com uma cara meio de espanto e de nojo, como se não fosse possível alguém manter um carro velho.
Enquanto o “consultor” passa uma vistoria no meu carro (que tomo um susto ao ver depois, já que segundo a folha de avarias que ele preencheu meu carro tem riscos em todas as partes), reparo em outros dois clientes da Itororó, donos de Vectra novo, que haviam acabado de chegar. Ambos têm cara de cantor sertanejo, tanto na vestimenta quanto no uso do cabelo, jeito de andar, etc. Belo nível cultural. Aposto que nunca saíram do país e ouvem, além de sertanejo, Chiclete com Banana... (Sim, isso foi preconceituoso. Mas se eu tiver algum leitor que se enquadre nessas características eu quero mais que ele se dane! “Por favor não use nosso óleo”, ou melhor, “por favor, não leia meu blog”.)
Depois das formalidades ele me diz que muito dificilmente o carro ficaria pronto no mesmo dia (e o “2hs”?). E pergunta se havia alguma coisa que eu gostaria de especificar para o check-up.

Menciono então que eu tenho um rasgo no carpete atrás do pedal da embreagem (precisei explicar duas vezes isso), e que desconfio que meu catalisador esteja parcialmente bloqueado ou entupido, já que:
1) Quando acelero mais forte ouço um som de ar sobre pressão.
2) O carro está tendo perda de potência com gasolina comum, rodando direito apenas com gasolina premium, de alta octanagem, (o que de forma alguma é normal num carro desses), o que me faz acreditar que a expulsão dos gases do cilindro esteja deficiente, atrapalhando a queima. E com o consumo um pouco alto.
O consultor me olha com uma cara de “game over”, me entrega o canhoto do serviço e diz que liga para avisar quando o carro ficar pronto.
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Lá pelas 17h ele me liga avisando que o carro ficará pronto apenas no dia seguinte, a partir das 10h.
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Quinta-Feira, 04jan2007
(exatamente um ano antes o dia havia sido bem mais divertido...)

Chego para o retirar o carro por volta das 15hs. E me deparo com a folha de “serviços a fazer” absurda abaixo:

Vamos à explicação dos absurdos:

1) Nenhuma menção sobre o sistema de arrefecimento. Entreguei o carro com a água do radiador abaixo do nível propositalmente, para que fosse verificado (ele perde água em pequenas quantidades e em determinadas situações, e meu mecânico de confiança não conseguiu precisar o problema da última vez que levei o carro para reparos).
O sistema de arrefecimento foi ignorado pela Itororó.
2) “Kit velas de ignição” e “Kit cabos de vela”. O “consultor” me explicou que isso é por causa da perda de potência (ele ou não entendeu o que eu disse ou foi bastante picareta). Só que eu já tive um problema de velas, e conheço o comportamento do carro com velas falhando. Além disso, essas velas (que tem pouco menos de 30000km), foram verificadas mês passado. Estão boas.
3) “Kit bomba de gasolina”. Meu carro já deu um problema de bomba. Ele causava uma apagada no motor acima de 3000rpm. Nada disso ocorre agora. Comentei com o “consultor” o que achava da bomba, mas ele insistiu de que a minha bomba (que tem pouco mais de 30000km) foi verificada e está com “pressão baixa”, e que isso está causando a perda de potência do Corsa... Ta, tá bom...
4) “Coluna de direção”. O Corsa realmente parece ter folga em alguma parte do conjunto do “eixo” dianteiro. Mas não parece ser coluna de direção. Pode até ser, sei lá. Mas me parece que algum dos mecânicos deu uma volta, notou alguma folga e já resolveu colocar a como a “coluna de direção”.
5) “Tapete do assoalho”. R$17,00 de mão-de-obra! Sem troca de material! Pombas, o carpete está rasgado! Se é para remendar eu mesmo faço isso, e em uma tarde. Não vou gastar R$176 por um remendo.
6) R$90,00 de alinhamento e balanceamento. Meus alinhamento/balanceamento tem 3000km, a idade dos meus pneus traseiros. Não vou gastar R$90 para que uma das rodas seja movida 0,2º.

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Resumindo, o consultor que me ouviu (ou não me entendeu) quando mencionei a forma como o carro estava perdendo rendimento. Quem fez a “verificação” no carro deve ter lido na nota “perda de potência” e já colocado todos os serviços de manutenção possivelmente associados a isso no “a fazer”. E outros serviços padrões, como alinhamento e balanceamento.
A qual me leva a conclusão de que nenhuma verificação foi feita no carro além das lâmpadas do painel. Talvez a limpeza de bicos não tenha sido feita também.
Apenas a lavagem (e dessa eu não posso reclamar, foi boa, mas para isso não preciso levar o carro na concessionária) foi feita com certeza.

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E, como já disse na época do conserto pós batida na Raposo, Itororó rima com fiofó. O resto deixo para vocês deduzirem.

10 Comments:

Blogger pita said...

fui no itororó
beber água, não achei

achei bela morena
que no itororó deixei
~
ow, o problema de água no carburador pode ser simplesmente a mangueira de borracha ressecada. no escort era só isso, e custou mais de 2 anos pra achar o problema.
~
enquanto estava em santos, na sexta, o pneu do fiesta murchou. foi questão de 1 hora estacionado e zás. era um pneu já furado, remendado (o remendo deve ter ressecado) e o conserto, em uma Pirelli lá em santos mesmo, ficou em 17 reais (o conserto + balanceamento).
~
esse negócio de colocar na nota todos as POSSÍVEIS causas de qualquer problema é comum em todas as mecânicas picaretas. e raramente resolve alguma coisa.

8:57 PM  
Blogger pita said...

ops, era "água do radiador", não do carburador. hahaha

8:58 PM  
Blogger Ros said...

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

Pita, eu já ia perguntar qual carro tinha caído na piscina, hahahahahaha...
Mas então, é um problema bizarro. Eu já mandei testar a pressão e estanqueidade e estava tudo ok. Vaza de vez em quando (eu inclusive sinto o cheiro de vapor do radiador de vez em quando dirigindo), sabe-se lá por onde, sabe-se lá por que.
Parece aquela história do Pontiac que não funcionava quando o dono comprava sorvete de creme...

...

Só que se els tivessem verificado alguma coisa veriam que parte do "possíveis" estava bem.
Não acho que a picaretagem tenha sido não encontrar o problema e colocar as "possíveis" causas. Acho que era uma tentativa de arrancar dinheiro mesmo. Ou seja, picaretagem no sentido de "crooked" mesmo.

10:00 PM  
Blogger Marcão said...

A itororó é uma mrd msm... Na vez q eu bati meu velho corsa vermelho, o seguro mandou o carro pra lá ra consertar. 1 semana depois q eu retirei o carro do conserto, a P... do volante saiu da minha mão numa CURVA!!!!!!!!!!!!

11:04 AM  
Blogger pita said...

marco, é que eles queriam fazer um agrado deixando seu carro mais parecido com um fórmula 1 (o volante solta do carro pro piloto sair)
hahaha
agrado retardado.

8:15 PM  
Blogger Pmugf said...

Lendo o título já vi tudo... hahaha. Eu acho que o erro foi seu mesmo em acreditar na lorota do vendedor por telefone. Meu pai nunca leva carro nenhum na concessionária sem dizer exatamente o que quer que seja feito, ou sem fazer uma pressão nos vendedores em falar que numa concessionária concorrente o serviço é melhor... O fato de ele ser engenheiro mecânico ajuda um pouco, é verdade... Mas, como você não tem nem o conhecimento, nem a moral, o negócio era ter ficado em casa mesmo... Aliás, agora ele quer construir uma garagem para os carros... E sou eu que vou fazer o projeto!...

12:34 PM  
Blogger Ros said...

Repolho,

Na verdade eu nunca levo o carro fazer a manutenção na concessionária (funilaria é outra história), nunca levo a nenhum mecânico a não ser que eu saiba que existe algum problema, e nem autorizo nenhum serviço a não ser que eu tenha plana convicção de que ele é necessário.
Nesse caso eu resolvi arriscar justamente para saber tirar uma dúvida a respeito de um serviço sem ter que gastar R$400 para saber se era aquilo mesmo. E eu fiz pressão. Aliás, sempre faço.

...

A idéia da garagem é boa. Eu invejo seu pai nisso, com a diferença de que eu gosto mais dos europeus, como VWs, DKWs, Peugeots e Alfas...
Espero que algum dia eu consiga ter algo similar.

...E eu colocaria um elevador de manutenção na garagem.

10:03 PM  
Blogger Pmugf said...

Hmmm... Você me deu uma ótima idéia para o programa... Mas isso eu vou pensar só em março... hehehe.

E o meu pai gosta dos carros que ele gostaria de ter quando era mais novo... Fusca, Maverick, Rural, Opala, Mustang, tudo isso... Sem falar que ele passou anos fabricando fornos pra GM, o que imagino que fez dele um grande admirador das peças fabricadas nos próprios fornos... hahaha.

(PS: eu errei a concordância de umas palavras no comentário anterior... auto-censura!!!) hahaha.

10:47 PM  
Blogger Ros said...

É... eu não sei se eu vouconseguir comprar no futuro os carros que eu gostaria de ter agora...
Mas quem sabe umas peças "clássicas" e simples de quando eu era criança, tipo Passat, Fusca, Brasilis... é, VW em geral.

Quanto ao elevador, a sua opção "meio e meio" atrapalha um pouco a manutenção de pneus e suspensão... mas o desenho do elevador, para funcionar bem, não é tão fácil. Te aconselho xeretar algumas oficinas por aí e perguntar bastante pro Sr. Prefeito sobre como ele gostaria.

11:31 PM  
Blogger Ros said...

Pronto, a pós-censura já corrigiu a pré-censura.

11:34 PM  

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