quarta-feira, abril 26, 2006

E eu reclamo da minha gasolina (Queria ser deputado, pra ir de carro até Ushuaia na faixa!)...

Saiu ontem nos jornais que alguns deputados teriam recebido até R$180.000 de indenização por gastos com combustível ano passado, e nesse ano já havia um deputado de Roraima (RR) com um total de R$60000 recebido nos primeiros 3 meses do ano (deu a desculpa de que era pra visitar as bases)...

...Aí eu fui fazer umas continhas (considerando sempre o pior cenário possível):

R$60000 equivale a mais ou menos 18000 litros de gasolina premium comprada em postos caros (presumindo que em presumindo apenas abastecimentos em Roraima e considerando que todos os postos de gasolina em RR sejam caros)...

...18000 litros equivalem a 80000km em um carro muito gastão sob circunstâncias ruins (uma Cherokee em estradas tortuosas de terra, por exemplo)...
...Para facilitar as contas, vamos considerar 81000km, o que, em 90 dias, dá cerca de 900km ao dia....
...900km ao dia. Em Roraima.. Se fosse em São Paulo eu poderia dizer que o cidadão passou pelo menos 8h40 dentro do carro por dia... Mas em Roraima... Bom, deve dar, por baixo (considerando que que as estradas sejam menos piores do que eu imagino e contradizendo uma hipótese anterior) umas 15hs ao dia em média dentro do carro. 15 hs! Contando feriados e fim de semana!
Ou seja, o cidadão em questão deve ter parado só para dormir (as refeições ele deve ter feito no carro!), e não pisou no Congresso.
Agora uma dúvida... será que é tão difícil assim ver que esses números são absurdos e tem gente metendo a mão? Eu precisei de uns 2min pra fazer a conta, e mais uns 20min pra escrever aqui. Então, porque demorou tanto para isso aparecer? E eu não me refiro nem a fiscalização do congresso, porque essa não conta, mas por que a TV e os jornais demoraram tanto para denunciar?

5 Comments:

Blogger pita said...

... isso porque a gente não faz idéia de quanto que cada vereador gasta de gasolina por dia aqui em sampa.

11:12 PM  
Anonymous Anônimo said...

Escuta... vc soube que agora vão deixar eles usarem R$ 4.500,00 para gasolina? Isso dá para ir até a Cidade do Cabo...
O, Ros... não tão metendo a mão, não... tão metendo muito mais que isso (dentro do carro, claro...).

9:51 AM  
Anonymous Anônimo said...

eles usam piloto automático.
daí dá pra dormir.

>> xpezi

10:51 AM  
Blogger pita said...

é, thabata. é por isso que mistura com a gasolina, e se tem gasolina aditivada.
aaaaaaaaaaaargh!

>>hebldyc

7:03 PM  
Anonymous Anônimo said...

A gasolina é pras motosserras de Roraima... Justíssimo...

> stfenbx

10:37 PM  

Postar um comentário

<< Home