terça-feira, janeiro 17, 2006

17 de Janeiro (Hoje e Ontem I)

17 de janeiro de 2006
São Paulo: 34ºC na Aclimação às 17:30. Já havia desistido de ir ao clube por causa do calor, e estava lá em uma Brunella, comprando bolo pro aniversário do meu sobrinho, e olhando incrédulo para o termômetro que fica no meio da avenida.

17 de Janeiro de 2003
Salisbury, sul da Inglaterra: Dirigi até Wilton, um vilarejo vizinho logo de manhã e depois devolvi o carro que havia alugado no dia anterior para visitar Stonehenge. Voltando da locadora (que ficava em uma zona industrial afastada), tirei essa foto da catedral.



Depois passeei um pouco pelo centro de Salisbury, rápido, já que meu ônibus para Londres saia por volta das 14:00. E começou a chover...


...Mas nada que chegasse a incomodar. E a temperatura deve ter ficado um pouco abaixo dos 10ºC, o que, associado à chuva, propiciou um dia típico.

Acho que não preciso dizer qual das situações climáticas eu prefiro. Nem qual dos lugares. E nem muito menos qual dos dias foi melhor.

E esse foi o primeiro de uma série que eu pretendo fazer, cuja idéia surgiu pela minha revolta com esse calor todo.

13 Comments:

Blogger Ros said...

Ah, antes que algum engraçadinho venha dizer "foregn snobbation!" aqui, vou deixar claro que contar as viagens, com fotos, era uma idéia antiga, e que nunca deu certo (uma das razões é minha demora em revelar as fotos).

Essa comparação entre dias foi a forma que eu encontrei de contar, principalmente pela comparação de ambientes e climas.
E acho q em pedaços, meio disconexo, seja melhor do que uma história linear, que era a idéia inicial.

12:04 AM  
Blogger pita said...

foreign snobber, sem dúvida.
bela igrejinha.
olha o que eu comentei uma vez a esse respeito:
http://londontube.blogspot.com/2005/08/maravilha-de-inverno-esse-que-gente.html

11:14 AM  
Anonymous Anônimo said...

eu acho legal comparar.
via de regra lá fora vai ser melhor, imagino.

mas pense assim: que bom que tem calor, senão não teria suvaquera na cidade toda e vc usaria menos desodorante.

11:28 AM  
Anonymous Anônimo said...

outra, pra completar a do gil...

pense bem... se não fosse o calor, você não teria como gostar do frio e nem teria a oportunidade de amaldiçoá-lo tanto como agora...

11:37 AM  
Blogger Ros said...

Igrejinha Pita? A Spira dela (alguém sabe o nome disso em Português?) tem o equivalente a 30 andares. É a mais alta da Inglaterra.
E no resto da Europa mesmo acho que tem poucas mais altas, acho que só Strassbourg, Fribourg, Colonia e Ulm... Não tenho certeza.

E o problema não é o calor, e sim o calor excessivo. E o nada pra fazer de bom no calor (vulgo estar longe da praia). Ainda assim, eu prefiro o frio.

2:38 PM  
Anonymous Anônimo said...

O engraçado é que você escreveu Strasbourg - que fica na França -em alemão (Straßbourg) e Freiburg - que fica na Alemanha - em francês (Fribourg)

Isso sem falar que há uma Fribourg na Suíça... Por acaso é essa?

10:32 PM  
Blogger Ros said...

Então Repolho... é verdade...

No Caso de Strassbourg eu escrevo assim porque a catedral é nitidamente alemã, além de que a origem da cidade também parece ser, e porque devo ter lido mais referências a ela com essa grafia. Usaria o "beta" pra fazer o "ss" se ele existisse no meu teclado.
É uma espécie de bug, só que leve. E não sei se essa grafia existe mesmo.

Quanto a Freiburg (eu me referia à Freiburg alemã mesmo), é um bug mesmo. Talvez por ter visto as placas na França escritas assim, sei lá. Nos mapas que eu usei está sempre "Freiburg". Mesmo no mapa "Haut-Rhin, Bas-Rhin, Ter. de Belfort" da Michelin que eu comprei por lá.

...

Agora, outra coisa que vc podia ter me criticado é por ter escrito "Colonia" ao invés de "Köln". Porque pra mim chamar Köln de "Colonia" é o mesmo que chamar Basel de "Basiléia".
E Basiléia parece nome de mulher de feirante.

...

E eu podia ter optado por uma resposta esngraçadinha pra esse comentário, dizendo que naquela região ninguém sabe direito o que é de quem. E não estaria de todo errado.

1:20 AM  
Blogger Ros said...

Putz... preciso melhorar meu vocábulário... Eu escrevi uns 10 "mesmos" seguidos.

1:21 AM  
Anonymous Anônimo said...

Ah é... faltou Colônia.
Mas aí não ia ser tão engraçadinho e eu ia ter que comentar o fato de que você não escreveu nem Estrasburgo, nem Friburgo...

!!!

Até que não soa mal... Pior mesmo é Amesterdão. Essa é difícil de engolir.

2:07 AM  
Blogger pita said...

Amsterdão?
bom, uma vez em roma...

10:41 AM  
Blogger Ros said...

É, Amesterdão é terrível mesmo. Assim como Francoforte.

Mas eu ainda acho Basiléia o pior.

3:03 PM  
Anonymous Anônimo said...

Amsterdão, não, pita.
Amesterdão. com E.

E Francoforte ainda é lógico, com a justaposição de palavras...

Amesterdão é meramente uma adaptação fonética que não significa nada em português... Enfim, não se pode ser perfeito.

É parecido com o nosso "estresse".

1:21 AM  
Blogger Ros said...

>

3:50 PM  

Postar um comentário

<< Home